Saúde e obras paradas: a Itaubal onde Joelma vai ganhar quase R$ 200 mil

Prefeitura contratou show da cantora paraense enquanto município necessita de investimentos urgentes em saúde, educação e turismo
Compartilhamentos

Por JÚLIO MIRAGAIA

Após a repercussão negativa do show da cantora Joelma em Itaubal, previsto para ocorrer no dia 6 de maio, moradores do município com um dos piores índices de desenvolvimento do Amapá detalharam a situação de verdadeiro abandono de escolas, unidades de saúde e de pontos turísticos na cidade. 

O Portal SelesNafes.com recebeu imagens que mostram prédios e espaços públicos que necessitam de urgente investimento, enquanto a prefeitura desembolsará cerca de R$ 200 mil para a apresentação da cantora paraense daqui a dois meses, conforme consta no calendário da artista que pode ser conferido aqui.

No distrito do Curicaca, a Unidade Básica de Saúde Celina de Oliveira Tavares está com o prédio comprometido, com infiltrações em todos os compartimentos, mofo, morcegos que deixam fezes nos espaços, mato alto e com a estrutura da caixa d’água em risco de desabamento, além do risco de desabamento do forro da própria unidade. Veja: 

Na UBS do Curicaca…

… o mofo toma conta das paredes. Fotos: reprodução

Forro desabando…

Outra dificuldade na saúde é a situação do transporte. A ambulância do município está no “prego” por falta de manutenção. Há ainda indignação com a forma como está sendo a marcação para atendimento. Segundo um morador, que preferiu não se identificar, as UBS tem permitido a marcação de uma consulta por família.

“Temos que escolher quem mais precisa de atendimento, um absurdo”, desabafou o morador.

Caixa d’água ameaça desabar

Ambulância quebrada

As unidades de ensino também vivem situação difícil. Há relatos de pais de alunos comprando materiais básicos para as escolas municipais, como resmas de papel.

Casa onde funciona UBS

Um ativo que poderia alavancar a economia em Itaubal, o turismo também carece de investimentos. O Malocão do Curicaca está abandonado e com estrutura física comprometida. É o único espaço que a comunidade tem para promover eventos culturais. Sem placa, a obra está paralisada há mais de 5 meses.

Balneário do Curicaca abandonado

Abandono também do Malocão da comunidade

Os moradores indicam ainda outra obra parada na cidade, onde deveria ser construído um centro de convivência para pessoas idosas (foto de capa da matéria) mas que, no momento, é um terreno abandonado.

Tratores quebrados

A frota dos tratores toda necessita de manutenção e quando o agricultor vai solicitar um trator para arar a terra, tem que comprar o óleo diesel, e caso não compre acaba comprometendo os serviços nos assentamentos.

Enquanto saúde, educação e turismo vivem dias de visível dificuldades que prejudicam diretamente a qualidade de vida de quem mora em Itaubal, os recursos existentes nos cofres municipais serão direcionados para uma “estranha prioridade” da atual gestão da prefeitura.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!