Alliny Serrão pede à Defesa Civil que alinhe planos de atuação no Jari

Rio Jari recuou de 2,12 para 1,70 metro, mas previsão é de chuvas na cabeceira do rio nos próximos dias
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A deputada estadual Alliny Serrão (UB) pediu um encontro com a coordenação da Defesa Civil do Amapá para alinhar os planos de atuação com os municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, no sul do estado. O Rio Jari recuou nos últimos dias, mas continua muito acima do nível normal.

Na semana passada, o nível chegou a 2,12 metros, inundando bairros que estão em áreas de várzea como Mirilândia e Malvinas, e outros bairros nas partes mais baixas da cidade.

No entanto, a escalada do nível, que estava quase diária, deu uma trégua porque as chuvas reduziram nos últimos na cabeceira do rio. Nesta quinta-feira (27), o Jari estava acima de 1,70 metro acima do nível normal.

“A previsão é de muita chuva ainda, mas até agora, pelo que estamos acompanhando na vazão da hidrelétrica, está sob controle”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Herbson Sousa.

Deputada pediu agenda com a coordenação estadual da Defesa Civil. Foto: Divulgação

As enchentes são sazonais na região do Jari, com oscilações entre um ano e outro. Em 2022, em Laranjal, o nível chegou a 3,46 metros, atingindo metade do município e afetando 4 mil famílias. Em Vitória, cidade que está num nível mais baixo que Laranjal, a situação foi ainda pior. As aulas chegaram a ser suspensas nos dois municípios por quase dois meses.

Serviço de abastecimento de água e internet chegaram a ser afetados na região, e o temor é de que este ano a situação de repita.

“Estamos compartilhando informações diariamente com a Defesa Civil Estadual, e estamos distribuindo hipoclorito em alguns bairros (para tratar a água). Se chegar em 2,40 metros, a prefeitura deve decretar situação de emergência”, adiantou o coordenador.

“Até 1,60 não afeta nenhuma residência, mas naquelas áreas de invasão em várzea, por exemplo, estão inundadas. Abaixo de 1,60 esse campos ficarão sem água”, concluiu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!