Macapá ativa botão de alerta contra ataques em escolas

Durante lançamento, foi feita uma demonstração de como a aplicação funciona. Tecnologia está disponível para todas as escolas municipais a partir desta segunda (17).
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

As escolas da rede municipal de Macapá ativaram, nesta segunda-feira (17), o “Botão de Alerta Escolar”. A aplicação será usada em caso de emergências, como ataques de criminosos, mas o serviço também pode ser acionado em outra eventualidade.

O lançamento da ferramenta aconteceu na Escola Municipal Expedicionário Wilson Malcher, no Bairro Jardim Equatorial, na zona sul de Macapá.

O botão de alerta nada mais é do que um aplicativo instalado na plataforma de administração escolar já utilizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Ceo da Proesc, empresa de tecnologia responsável pela plataforma, Lindomar Ferreira, explicou que a empresa atendeu a um pedido da prefeitura para desenvolver uma aplicação de segurança que fosse capaz de emitir um sinal de alerta para as forças de segurança do município em um curto espaço de tempo.

Lançamento do serviço foi feito…

… na escola Wilson Malcher. Fotos: André Silva/SN

“Sempre que acontecer alguma coisa de anormal na escola, o professor ou diretor, ou coordenador, aperta o botão e, rapidamente, ele dispara dezenas de mensagens para Guarda Municipal, Ciodes, todas as autoridades cadastradas para receber aquele alerta. Aí, a mensagem indica qual escola acionou e quem acionou. Uma equipe se desloca para a unidade”, explicou o Ceo.

A comandante da Guarda Civil Metropolitana de Macapá (GCMM), Joeva dos Reis, explicou que os alertas disparados chegarão aos operadores de plantão de segurança, como Polícia Militar do Amapá e a própria Guarda. Em pouco tempo, viaturas próximas da escola de onde partiu o sinal serão deslocadas para o atendimento.

Segundo Lindomar Ferreira, aplicativo Lindomar Ferreira

Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Macapá (GCMM), Joeva dos Reis

“É uma ferramenta que vai trazer uma resposta mais rápida para atender à escola ameaçada”, reforçou a comandante.

A iniciativa faz parte das medidas do gabinete de segurança escolar, criado pela PMM na semana passada, que visa prevenir contra ataques e ameaças como os que ocorreram nas últimas semanas em unidades escolares de estados do Brasil.

Dr. Furlan: “objetivo é fazer com que nossas escolas voltem a ser um lugar seguro”

“O objetivo é fazer com que nossas escolas voltem a ser um lugar seguro, saudável. Onde a pessoa se preocupe somente em estudar”, afirmou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!