Amapá declara emergência após surto de gripe em crianças

Estado de emergência na saúde foi declarado pelo governador Clécio Luís, que vai reunir hoje à tarde com as prefeituras para traçar estratégias conjuntas.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

O governador Clécio Luís (SD) decretou estado de emergência na saúde do estado na tarde deste sábado (13). A causa foi o salto de 270% na internação de crianças com síndrome gripal aguda nas últimas 5 semanas.

O gestor informou ainda que 4 vírus são responsáveis pelo surto, entre eles o sincicial respiratório. Contra esse não há vacina apenas cuidados. Até o momento, 162 crianças estão internadas com os sintomas da doença.

Um dos fatores para o surto é a baixa cobertura vacinal em crianças de idade de 0 a 6 anos. Das 86 mil em todo o estado, apenas 11 mil foram vacinadas com a vacina da influenza e da covid-19.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o surto é provocado pela ação do vírus da influência (A e B), covid-19 e sincicial.

Governador e equipe analisaram…

… a evolução do surto nas últimas semanas

Atualmente, os 29 leitos de UTI disponíveis no Hospital Da Criança e Adolescente (HCA), estão ocupados. Na noite passada, o governo do estado contratou mais 30 leitos em um hospital particular de Santana, município a 17 km de Macapá, para onde as crianças já estão sendo levadas, em caso de determinação médica.

“O que vai resolver é aumentar a cobertura vacinal. O Amapá está com a menor cobertura vacinal do país. Estamos, em média, com 16 % das crianças imunizadas. Pedimos aos pais que levem seus filhos para vacinar”, lamentou o governador.

Ele vai reunir os prefeitos das cidades a partir das 14h de hoje para tratar das ações de combate à síndrome e traçar estratégias.

Clécio pediu celeridade na obra de adaptação de leitos clínicos no HCA, aumentou o número de profissionais na escala de plantão, e vai reativar o Centro de Operações em Saúde Pública (Coesp).

Leitos infantis foram contratados. Foto: Arquivo/SN

Além disso, está contratando mais oxigênio hospitalar com empresa especializada para ser enviado aos municípios.

“Estamos declarando situação de emergência na saúde pública para que para isso a gente possa ter uma atuação mais precisa, emergencial como o caso quer”, reforçou. 

Clécio orientou que as crianças que apresentarem sintomas de gripe, fiquem em casa e que as famílias passem a adotar medidas de segurança semelhantes às que eram usadas durante a pandemia, entre elas lavar bem as mãos e uso de álcool.

Situação foi exposta à imprensa

Vírus

O sincicial é vírus circulante no Brasil, que prevalece nas crianças. Ainda não há uma vacina contra ele. O que há é apenas medicamentos que combatem os sintomas.

Já para os influenzas A e B, existe a vacina e ela está disponível nas UBSs de todos os municípios do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!