Chuva dá trégua após 12h seguidas, mas deve retornar forte nesta quinta

Conjunto Redenção, no Bairro Pedrinhas. Vários alagamentos foram registrados em Macapá, mas nenhum mais grave.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

A trégua que as fortes chuvas deram depois de mais de 12 horas seguidas em Macapá deve durar pouco. Isso porque a previsão do tempo aponta para mais água no restante nesta quinta-feira (4).

A Defesa Civil Municipal monitora áreas de risco. Vários alagamentos foram registrados em Macapá, mas nenhum mais grave. O período invernoso do Amapá deve durar até julho, segundo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET).

O boletim desta quinta aponta que as nuvens carregadas estão concentradas sobre a faixa sul do Estado, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari e Ferreira Gomes.

Segundo o meteorologista Jeferson Vilhena, do NHMET, os sistemas mostram que elas devem durar até esta quinta. Entretanto, o período chuvoso no estado deve seguir até julho.

Com ressaca cheia, água da chuva provocou alagamentos no Bairro do Muca. Foto: Olho de Boto

“Nosso período chuvoso é de dezembro a julho, então são oito meses de chuva. Para [o mês de] maio, o esperado é de 350 milímetros de agua. O negócio são os alagamentos”,

Laranjal do Jari, distante 280 quilômetros de Macapá, como todos os anos, está no radar da Defesa Civil. O nível do Rio Jari chegou a subir nas últimas semanas, mas baixou há alguns dias.

Nesta manhã, o nível do rio amanheceu com 2,20 metros. Quando ele alcança 2,11metros entra na cota de alerta.

Clima nublado vai continuar até a noite. Foto: André Silva/SN

“A emergência só vem sendo declarada nos últimos anos quando o nível do rio chega a 2,40 metros. As nossas equipes estão em prontidão com aporte de material humano equipamentos, máquinas, para caso o nível do rio aumente os patamares de excepcionalidades, a gente tenha todas as condições de dar resposta para as demandas que surgirem”, assegurou Cleber Cardoso, da Defesa Civil de Laranjal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!