Por JONHWENE SILVA
Segundo maior município do estado em dados populacionais, Santana, a 17 km de Macapá, conseguiu avançar na imunização contra a influenza e chegou a 71,65% do público alvo. Agora faltam 18,35% para atingir a meta de 95% estabelecida pela Secretaria de Saúde do Município.
Os dados são do último boletim epidemiológico estadual, divulgado no domingo (28). A cobertura vacinal contra a influenza chegou a 12.262 (80,01%) de crianças do município que já tomaram a 1ª, 2ª ou doses únicas.
O grupo prioritário de gestantes, atingiu 1.647 (53,92%) de mulheres já vacinadas. Os números mostram que a ações de busca ativa, van da vacina e funcionamento com horário estendido das UBS’s, têm surtido efeito.
A população que reside em áreas rurais também já recebeu vacinas. A imunização contribui ainda para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o surto da síndrome gripal.

Busca ativa em ações como …

… a van da vacina têm contribuído para o avanço
Dos grupos prioritários – crianças, gestantes, idosos, puérperas e indígenas – 20.918 doses já foram aplicadas.
A influenza é uma causadora das síndromes grupais que colocaram o Amapá em situação de emergência desde 13 de maio, com leitos infantis, clínicos e de UTI, todos ocupados. Seis crianças morreram.