Da REDAÇÃO
Profissionais do ensino infantil de Macapá estão sendo treinados para situações de emergência que exijam manobras de primeiros socorros para resguardar a vida de crianças até a chegada do serviço médico especializado.
A cada semana, três escolas serão atendidas com a capacitação, por meio do Projeto ‘Lucas Vive’.
Os profissionais da educação da Escola Municipal de Ensino Infantil Mundo da Criança foram os primeiros a receber a capacitação, ontem (2).
Os conteúdos incluem manobras na área de desengasgo, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, parada respiratória, cardiorrespiratória, pequenas fraturas, lesões, contusões e técnicas para parar o sangramento, dentre outros atendimentos.
O treinamento é ministrado pelo coordenador do projeto e bombeiro civil, Firmo Leite. Ele comenta que o grande problema está no tempo de espera até o atendimento especializado chegar. Então, nesse período se a pessoa tiver capacitação em primeiros socorros ajudará bastante.
‘‘Veja bem, o grande problema está no tempo resposta, por exemplo, uma criança escorregou e bateu a cabeça, se ela não receber primeiros socorros, talvez possa acontecer uma coisa pior. A ideia é dar a esses profissionais de educação a condição de prestar um primeiro atendimento até o socorro especializado possa chegar para cuidar da maneira correta”, explica o bombeiro.
Além de professores, outros profissionais da escola, como serventes, serviços gerais, pedagogos, também participam da capacitação.
A iniciativa é da Divisão de Saúde do Educando e Divisão de Educação Infantil, por meio, do projeto Lucas Vive, realizado pela Paratus Treinamentos.