Da REDAÇÃO
O Hospital Universitário (HE) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) anunciou, nesta tarde de sexta-feira (19), a abertura de 20 leitos de enfermaria e 10 leitos pediátricos de UTI para auxiliar no enfrentamento à crise de síndromes grupais que já matou 3 crianças no estado.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do HU, localizado na zona sul de Macapá, também enviará 15 respiradores, camas hospitalares e convocou profissionais voluntários para se deslocarem ao Amapá por um período de até 20 dias.
O esforço para estruturação e ampliação emergencial dos serviços conjunto com o Ministério da Saúde, a Rede Ebserh e a Secretaria de Saúde do Amapá.
Segundo a administradora, no domingo (21), chegará a primeira equipe de profissionais, vindos do HU da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Eles auxiliarão na abertura de novos leitos. Mais profissionais devem chegar nas próximas semanas.
O superintendente do HU, Aljerry Rego, destacou que a ação coordenada entre as instituições é fundamental para superar esse momento agudo de crise.
“As UTIs estão lotadas e os médicos pediatras do estado estão sobrecarregados. Precisamos de toda ajuda possível nesse momento. Além do rápido reforço que recebemos da Ebserh, a Força Nacional do SUS já está em solo amapaense e nos reunimos nesta quarta (17) com o Ministério da Saúde para ajustar e alinhar, o mais rápido possível, a implementação desses serviços que se fazem tão urgentes”, informou o médico.