Único teatro do Amapá ficará fechado em 2023

Valor aportado para reforma não atendia todas as necessidades do espaço. Secult pede mais 10 milhões para adequar espaço.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

O principal palco dos artistas amapaenses vai continuar fechado o resto do ano. As obras do Teatro das Bacabeiras caminham a passos lentos. Os primeiros reparos já foram feitos, mas o recurso destinado à obra não garante que toda a estrutura seja atendida.

No início deste ano, técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e da Cultura (Secult) se reuniram para realinhar os pontos da reforma. A equipe identificou que os recursos destinados à obra – que deveria ter ocorrido entre 2019 e 2020, mas não andou por causa da pandemia de covid-19 –, não atendiam à necessidade do espaço.

Os R$ 1,8 milhão de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (UB), foram destinadas ao sistema refrigeração, iluminação do salão e rede de incêndio. Mas, segundo a Secult, a equipe identificou que o espaço necessita de um novo sistema de iluminação de palco, sonorização digital – ainda é analógica –, carpetes, e novas poltronas.

“O projeto era inadequado para o espaço. Estamos reestruturando o sistema de climatização original do teatro, mas só isso não dá condição para a reabertura do espaço. A sonorização, luz e equipamentos que estão lá são antigos. Você precisa garantir um equipamento adequado para os artistas e para a plateia”, pontuou Clicia di Miceli, secretária de Cultura.

Estrutura está muito deteriorada

Até refletores externos necessitam de reparos

Local já foi cartão postal do Amapá. Fotos: André Silva/SN

Ela disse que para a reforma ampliada do espaço seria necessário um recurso maior, o que já teria sido solicitado a Alcolumbre, que já teria garantido. Desta vez de R$ 8 a 10 milhões.

“Pedimos uma nova emenda ao senador Davi e estamos com a expectativa que ela venha entre 8 a 10 milhões [de reais], o que atenderia às demandas que viabilizam a abertura do Teatro (reforma do prédio e revestimento acústico, aquisição de poltronas, cortinas e carpete e aquisição de equipamentos de sonorização e iluminação)”, reforçou a secretária.

Ela adiantou que este ano, o teatro não será reaberto ao público.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!