Por ANDRÉ SILVA
O grave acidente de trânsito do último sábado (17), numa avenida que está prestes a ser sentido único, foi um aviso desnecessário a motoristas desinformados. Um dos carros chegou a capotar e vítimas ficaram presas às ferragens. A CTMac está mudando o sentido de várias avenidas da capital, que estão sendo transformadas em binários, e avisando a comunidade.
A colisão aconteceu na Avenida Pedro Lazarino, esquina com Rua Leopoldo Machado, no Bairro Beirol. A avenida passa por adaptação de sinalização para se tornar mão única a partir desta quinta-feira (22). O asfalto já foi todo sinalizado, mas motoristas continuam trafegando nos dois sentidos.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) não deu muitos detalhes sobre o acidente de sábado, mas confirmou que não houve óbito.
A Pedro Lazarino (Buritizal/Centro) e Avenida 13 de Setembro (Centro/Buritizal) serão sentido único (binário) no trecho que compreende as ruas Odilardo Silva e Claudiomiro de Moraes. É o mesmo tipo de mudança já feito em outras avenidas paralelas, como a Padre Júlio e a Cora de Carvalho.
Segundo o diretor da Companhia de Transito de Macapá (CTMac), Paulo Barros, o objetivo é dar maior fluidez no trânsito. As avenidas terão três pistas, cada uma.
“Para gente facilitar essa mobilidade nós construímos esse binário. São avenidas que estão totalmente recuperadas. Então a gente facilita o trânsito, que ao invés de ficar ida e volta numa mesma pista, estamos fazendo o sentido único. Certeza que o trânsito vai ficar em melhor”, garantiu.
Os trabalhos de sinalização estão sendo executados pelas equipes da companhia, à noite, aproveitando o baixo movimento na pista.