Da REDAÇÃO
Após registrar a morte da 11ª criança causada pelo surto de síndromes gripais, o Amapá fechou o dia de ontem (6) com registro de 114 internações pelo surto de gripe.
Elas estão em 82 leitos clínicos nas enfermarias e em 32 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá.
Os 11 óbitos foram todos de crianças menores de seis anos de idade. As mortes aconteceram de 13 de maio a 5 de junho, no HCA. Ao todo, 24 pacientes aguardam por leitos clínicos e 7 por leitos intensivos. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
No dia 13 de maio, o Governo do Amapá declarou situação de emergência devido ao aumento de casos de doenças respiratórias causadas pelos vírus sincicial e influenza, além do novo coronavírus. As crianças menores de seis anos têm sido as mais atingidas pelas doenças.
Para conter o surto, o Governo do Estado implementa medidas emergenciais, como a ampliação de leitos e articulação junto ao Ministério da Saúde para o reforço de profissionais como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para auxiliar nos cuidados com os pacientes.
O Governo do Amapá também repassou R$ 2,7 milhões para os municípios reforçarem a atenção básica, especialmente a vacinação contra a gripe.