Ladrões novamente atacam UBS; servidores pedem proteção

Unidade fica na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro Amazonas, às margens da BR-210, zona norte de Macapá, voltaram a reclamar da falta de segurança no local.

No final da tarde de quinta-feira (15), criminosos quebraram o vidro do carro de uma servidora, levaram a bolsa dela e usaram o cartão de crédito em compras. O crime ocorreu por volta de 16.

Não foi a primeira vez que servidores reclamam da insegurança na UBS. Em maio de 2021, assaltantes entraram na unidade e chegaram a dar tiros durante o roubo. Uma servidora foi atingida no pé. Outro disparo atingiu a parede, a marca do tiro ainda é visível.

O enfermeiro Edigar Rodrigues disse que após o episódio de 2021, a Prefeitura de Macapá contratou serviço de vigilância para a unidade. Entretanto, segundo o enfermeiro, o vigilante parou de ir no início deste ano. De lá pra cá, nenhum outro profissional foi enviado para ficar no lugar dele.

Carro da profissional teve o vidro quebrado

Enfermeiro Edigar: “Nossa Unidade Básica é isolada, distante do centro urbano e isso gera uma facilidade para cometimento de crimes”

“Frequentemente, a gente tem enfrentado problemas com a falta de segurança. Principalmente no horário da tarde. Nossa Unidade Básica é isolada, distante do centro urbano e isso gera uma facilidade para cometimento de crimes. Tem a PRF aqui próximo, mas mesmo assim, quando ocorre alguma situação, a gente liga para a polícia, eles demoram chegar”, reclamou o enfermeiro.

Ele afirma que os dois fatos não são isolados e que os assaltos em frente à unidade, ou ao redor dela, têm se tornado comum.

“Assaltam pacientes quando eles saem daqui. Levam bicicletas. A gente vive uma constante sensação de medo aqui”, protestou Edigar.

O técnico em enfermagem Everton Carlison é servidor na unidade há três anos. Ele relatou que a situação piora cada vez mais. Segundo o profissional, a moça que teve o vidro do carro quebrado já havia relatado, anteriormente, no grupo de WhatsApp da Unidade, que havia sujeitos estranhos circulando a UBS.

Parte de trás da UBS é completamente vulnerável

Marca do tiro ainda é visível

Técnico em enfermagem Everton Carlison: “O bom seria termos um vigilante para inibir os criminosos”

“Tudo isso acontece pelo fato de não ter um vigilante. Uma pessoa pronta para inibir a ação do criminoso. Aqui para trás é área de mata, eles [os bandidos] aproveitam isso. O bom seria termos um vigilante para inibir os criminosos e uma pessoa na porta fazendo a seleção de pessoas que entram no local”, sugeriu o servidor.

A Prefeitura de Macapá ficou de se posicionar sobre a situação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!