Pavimentação no Ipê paralisa e revolta moradores

População acredita que falta de fiscalização da prefeitura estimulou falta de compromisso da empresa
Compartilhamentos

Atualizada às 18h20 de 14/06/23

Por LEONARDO MELO

Os moradores do Bairro Ipê, na zona norte de Macapá, estão inconformados com a forma com que a pavimentação das ruas paralisou. A empresa que fazia e aplicação dos bloquetes bem como os trabalhadores que atuavam na obra, sumiu do local deixando o trabalho para trás.

A previsão era que 22 ruas recebessem o serviço de bloquetagem e drenagem da água da chuva. A obra chegou a ser alvo de críticas e reclamações de moradores que diziam que o serviço estava mal feito.

O Portal SN esteve no local em novembro de 2022, atendendo chamado de moradores, e detectou que algumas ruas haviam recebido os bloquetes, mas não os meio fios. Em outras vias, algumas peças haviam sido arrancadas pela chuva.

Até agora, a maioria das ruas recebeu o serviço, mas outras apenas os primeiros cuidados para início dos trabalhos, e foram abandonadas. Um dos exemplos é a Avenida Pau Mulato, que fica ao lado do bosque onde a empreiteira responsável pela obra instalou sua base de fabricação dos bloquetes.

O assistente social Roberto Pantoja, de 50 anos, mora há 7 anos no Ipê. Para ele, o que está acontecendo é um descaso com o dinheiro público. Ele lembrou que o trabalho já parou outras vezes.

“Eles começaram e já pararam umas três vezes essa obra. A gente percebe que não tem interesse do poder público de concluir. Eles começam e vão deixando assim pela metade e não dão nenhuma satisfação para a população”, protestou o morador.

A maioria das ruas recebeu o serviço…

…outras não, como a do seu Manoel. Fotos: Leonardo Melo/SN

Canteiro onde a empresa fabricava bloquetes foi desativado…

…e o serviço foi abandonado

Situação semelhante acontece na Avenida Maçaranduba. O lavrador Manoel Pereira, de 60 anos, mora na avenida há mais de 10 anos. Ele acredita que falta fiscalização da prefeitura de Macapá estimulou a empresa a deixar a obra inacabada.

“Eles passaram a máquina aqui e depois largaram de mão. Prepararam tudo para colocar os blocos e sumiram. Quando chove aqui é só lama”, reclamo o lavrador.

Prefeitura

Sobre a paralisação dos serviços no local, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) informou, por meio de nota, que o período chuvoso dificultou o andamento da obra, por isso a empresa responsável optou por uma pausa momentânea.

Além disso, por conta da alta demanda na cidade, a empresa estava com dificuldade para conseguir os materiais necessários e solucionou a situação adquirindo uma fábrica de blocos para produzir os bloquetes sextavados utilizados na pavimentação.

A Semob possui um canal imediato com os munícipes. Para sugestões, reclamações e outras demandas, a ouvidoria da secretaria está disponível por meio do número (96) 98813-4923.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!