Santana discute instalação de termoelétrica no Matapi

Discussões ainda estão na fase inicial. Debate ocorreu na Câmara de Vereadores de Santana.
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santana, a 17 km de Macapá, nesta quarta-feira, 21, debateu a possível instalação de uma Usina Termoelétrica às margens do Rio Matapi. A discussão é uma exigência do município para a eventual instalação.

Os representantes da empresa interessada no empreendimento ouviram os questionamentos de autoridades e representantes da população, preocupados com riscos ambientais.

A empresa ainda está em processo de requerer a licença prévia de instalação junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Estudos de impactos ambientais e socioeconômicos deverão ser apresentados como etapas de exigência para a implantação do projeto.

Segundo o responsável da empresa, Marco Antônio Maciel, inicialmente, na fase de instalação da estrutura, cerca de 800 empregos diretos vão ser gerados. Após esse período, pouco mais de 100 postos de trabalho serão fixos.

Audiência na Câmara de Santana debateu o tema. Fotos: Divulgação

A capacidade da usina instalada será de 600 megawatts. Para se ter ideia desta capacidade, essa potência de 600 MW poderia fornecer energia para aproximadamente 600 mil residências durante uma hora, por exemplo.

O santanense Bernardino Santos considera importante as discussões para que não haja qualquer tipo desastre ambiental irremediável.

“A preocupação é referente aos impactos que possam ocorrer. Não queremos que cause um dano ambiental irremediável. Lógico, queremos o progresso e geração de energia, mas que não traga problemas, principalmente, para os moradores ribeirinhos”, pontuou.

Fatores como a localização portuária, que facilita a logística para a construção da termoelétrica, incentivos fiscais e a potencialidade da região são atrativos para a empresa. A estimativa é que R$ 2 bilhões sejam investidos no empreendimento.

A localização de uma usina termoelétrica na beira de um rio pode fazer diferença em vários aspectos

Aspectos técnicos

A localização de uma usina termoelétrica na beira de um rio pode fazer diferença em vários aspectos. O principal é a água em abundância para ser usada para resfriamento do sistema de geração.

Do ponto de vista ambiental é preciso atenção, pois a captação de água para resfriamento pode afetar o ecossistema aquático, especialmente se não forem adotadas medidas para minimizar a captura de organismos vivos, além da liberação de poluentes pelos motores que produzem a energia elétrica.

Outra vantagem é o transporte de combustível pelo rio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!