A vitória da Democracia com ‘D’ maiúsculo

Manifestação pró-Bolsonaro em Macapá, no dia 7 de setembro: A retirada do ex-presidente do jogo eleitoral demonstra que ninguém pode usar a Democracia contra ela própria
Compartilhamentos

Por ARTEMIS ZAMIS, empresário e articulista de SN

Esta semana o Brasil viveu um dia histórico que será lembrado como um divisor de águas na nossa tão adolescente Democracia (com D maiúsculo mesmo). A condenação a inelegibilidade por oito anos do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com os votos dos ministros Alexandre de Morais, Carmem Lúcia, Benedito Gonçalves (relator), Floriano de Azevedo Marques Neto e André Marques Neto.

É histórico porque a Democracia triunfou e foi a maior vencedora. Ganha a Democracia porque foi resguardada e protegida de ataques. Foi dado o recado para os futuros candidatos a cargos eletivos (e até mesmo para os que estão no poder), que não se deve, em hipótese alguma, promover ataques à democracia, nem tão pouco utilizá-la como escudo para disseminar inverdades e desinformação.

É histórico porque as instituições saem fortalecidas e o sistema jurídico cumpre seu papel de corrigir abusos e discrepâncias eleitorais entre candidatos que devem ter direitos iguais nas disputas eleitorais. É histórico porque a Constituição do Brasil, nossa carta maior, é cumprida na sua íntegra e no rigor de sua interpretação.

Por 5 votos a 2, TSE suspendeu direitos políticos do ex-presidente

É histórico pela repercussão mundial onde jornais como o jornal El Tiempo de Bogotá, jornal fundado há mais de cem anos, que publicou: “Ex-presidente Jair Bolsonaro es inhabilitado para ejercer cargos públicos por ocho años. Jornal El País da Espanha: Los Jueces cortan em seco la carrera política de Bolsonaro com uma inhabilitación de ocho años.

O Jornal Página 12 de Buenos Aires estampou em sua manchete que os juízes advertiram que Bolsonaro “alentou uma narrativa delirante com efeitos nefastos para a democracia”. É histórico porque o povo soube hoje que o Brasil tem uma justiça forte, pujante e pronta para defender seus direitos.

O mundo pode ver que o Brasil tem instituições fortes e funcionando em toda sua plenitude. É de suma importância porque passa confiança a investidores e promove credibilidade a todos que têm acordos conosco para que não hesitem em ter mais negócios com qualquer empresa brasileira e com o próprio governo.

Bolsonaro usou a liberdade de expressão para desqualificar os Poderes constituídos democraticamente

O julgamento do TSE foi histórico e exemplar para mostrar a todos que não se pode a pretexto de um cargo público, atacar instituições sem provas a seu bel prazer, e também para atender claques (torcidas). Mostra que temos uma Constituição das mais completas do mundo e que está sendo cumprida e resguardada pela justiça e nossos tribunais.

O Brasil sai grande desse julgamento. Sua gente sai vencedora e nos deixa mais confiantes de que a democracia deve e será defendida por todos nós, todos os dias em todos os lugares por onde passarmos. Defendo a liberdade em todos os sentidos e luto para que todos entendam que não se deve jamais usar a liberdade tão sonhada, para se cometer crimes.

A liberdade de expressão não é escudo para cometimento de ilícitos e isso está sendo delineado todos os dias por várias autoridades de nossos tribunais. A democracia triunfará sempre e para isso, cada um de nós tem a obrigação de cuida-la e protege-la desde o seio de nossas famílias e por todos os meios em que vivemos.

Proteja a DEMOCRACIA, em algum momento do dia pode precisar dela.

ARTEMIS ZAMIS

           

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!