Amapá inicia a segunda colheita da soja em 2023

Dos 6,5 mil hectares de área de soja plantada no Amapá este ano, 5 mil hectares estão plantados em Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Com 6,5 mil hectares (ha) plantados em 2023, produtores de soja começaram a segunda colheita no Amapá. Com uma tradicional festa, eles comemoraram o momento na Fazenda Agropecuária Paraná, localizada na Rodovia AP-70.

A colheita no norte do país ocorre entre junho a setembro, período de estiagem na região, quando as condições climáticas são mais adequadas para a secagem dos grãos.

Dos 6,5 mil hectares de área de soja plantada no Amapá este ano, 5 mil hectares estão plantados em Macapá. Só na Fazenda Paraná, foram plantados 870 hectares, e a colheita por hectare foi de três toneladas. Os outros 1,5 mil hectares estão divididos entre Porto Grande, Serra do Navio e Tartarugalzinho.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) feito pelo IBGE, em 2022, a área colhida de soja (6,5 mil hectares), milho (2,5 mil hectares) e feijão (1,2 mil hectares) totalizou 10,2 mil hectares, aproximadamente.

A projeção da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para 2023, é que o Estado se aproxime desse alcance de 2022. A previsão é de que feche o ano com cerca de 10 mil hectares de plantio de grãos envolvendo soja, milho e feijão. Já a estimativa do IBGE para a área plantada de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023 é de 12.136 hectares.

Festa da colheita é um evento tradicional entre os produtores

O governador, Clécio Luís (SD), este na festa da colheita, no último sábado. Ele ressaltou que entre os incentivos do Estado para o setor está a regularização de terras e a simplificação dos processos de licenças ambientais, mantendo o desenvolvimento sustentável.

“A minha presença aqui é para sinalizar que nós estamos empenhados em destravar o desenvolvimento do agro no Amapá. Nós precisamos construir consenso em torno do desenvolvimento da agricultura, quer seja em larga escala, ou na agricultura familiar”, destacou Clécio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!