Davi entrega 50 picapes e tratores para produção de alimentos

Na entrega também foram assinadas ordens de serviço para pavimentação em Santana e de ramais do polo agrícola do Km-9, em Macapá.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Treze municípios e órgãos públicos de apoio ao setor produtivo do Amapá receberam dezenas de veículos, máquinas, motores e outros equipamentos para a produção de alimentos no Estado.

A entrega de 50 pick-ups, 5 motoniveladoras (patrol) e 2,5 mil motores rabeta ocorreu nesta segunda-feira (17), no Parque de Exposição da Fazendinha.

Os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de aproximadamente R$ 28,1 milhões, de emenda do senador Davi Alcolumbre (UB). O governador Clécio Luís (SD) e o ministro do Desenvolvimento e Integração Regional, Waldez Góes (PDT), estiveram na solenidade. 

Os veículos 4×4 foram divididos conforme a demanda de cada município. Foram cedidos 22 pick-ups ao governo do estado, 15 para a Rurap, um para a Embrapa e 2 a 3 veículos para os demais municípios.

2,5 mil motores rabeta vão ajudar pequenos produtores no deslocamento

Cerimônia de entrega ocorreu no parque de exposições da Fazendinha

As cinco motoniveladoras foram distribuídas entre os municípios de Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e duas para Santana. As pick-ups foram adquiridas por aproximadamente 12,4 milhões, já as motoniveladoras custaram cerca de 4,2 milhões.

O superintendente da Codevasf no Amapá, Hilton Cardoso, diz que além dos veículos serão asfaltadas as linhas B, C e F do polo agrícola do Km-9, na zona oeste de Macapá, e em Santana. O investimento de aproximadamente R$ 8,7 milhões cobrirá 9,5 km de pavimentação.

O governador Clécio Luís (SD) e o ministro do Desenvolvimento e Integração Regional, Waldez Góes (PDT), estiveram na solenidade

Superintendente da Codevasf no Amapá, Hilton Cardoso

“O Km-9 tem vários produtores, quase todas as hortaliças que nós consumimos, e uma boa parte vem da linha ao longo do quilômetro norte. Para que a gente tenha um livre acesso melhor na produção ali vamos fazer 10 quilômetros também de bloquetes no município de Santana”, diz o superintendente.

As prefeituras receberão 2,5 motores de rabetas para distribuição entre a comunidade. O investimento é de 2,8 milhões. As administrações farão chamada pública para identificar as pessoas que possuem necessidade pelo equipamento.

A piscicultura é fonte de renda de muitos municípios do Amapá. Segundo o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, o município possui mais de mil associados na colônia de pescado.

Prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, com vereador Alessandro

“Nós já recebemos uma outra entrega do Governo do Estado e do Senador Davi, agora com esses 300 vamos conseguir atender mais de 50% dos pescadores artesanais, com certeza vai ser bom para a população tanto dos pescadores artesanais quanto do consumidor, que vai conseguir também um peixe mais barato”, conta.

Segundo o Senador Davi Alcolumbre, esta foi a sexta entrega de equipamentos para o setor produtivo no estado, somando 185 máquinas para os 16 municípios. Para ele, esses benefícios são possíveis devido a maior participação do Amapá no cenário nacional nos últimos anos.

“Nessa relação institucional, a gente entende o papel do governo federal, fundamental para esse processo, entende o papel da articulação do governo do estado e assim a gente valoriza os municípios. Isso é o mais importante”, conclui.

Equipamentos foram adquiridos pela Codevasf com com recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre

A entrega desses equipamentos e anúncios de obras são resultados de investimentos antecedem a gestão atual, segundo o governador do estado, Clécio Luís. Ele conta que a execução desses serviços vai levar infraestrutura para o campo da produção agrícola no Amapá.

Além da entrega dos equipamentos e ordens de serviço para pavimentações em Macapá e Santana, foi anunciado durante a solenidade a pavimentação asfáltica em Clevelândia do Norte, no município de Oiapoque. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço ocorre na tarde desta segunda-feira, no 34º Batalhão de Infantaria de Selva, na avenida Padre Júlio em Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!