“Hoje até ganho dinheiro”, diz professor que não sabia usar computador

Além do professor João Furtado, foram certificados outros 121 alunos do curso de Informática e Tecnologia na Universidade Federal do Amapá.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

No mundo cada vez mais conectado a oportunidade aparece para quem se destaca. Foi pensando nisso que o João Furtado, professor da educação básica, 48 anos, teve a iniciativa de aprender a usar um computador.

Nesta quarta-feira (5), ele recebeu o certificado do curso de Informática e Tecnologia na Universidade Federal do Amapá (Unifap), que funciona no campus Marco Zero, na zona sul de Macapá.

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras, viu seus colegas se formarem após ter que parar os estudos devido a um acidente. Sem saber usar o computador e com a sensação de ficar para trás, trancou o curso.

“Devido a essa questão de eu não saber lidar com computador, eu demorei a voltar para o meu curso. E hoje, graças a Deus, depois desse curso (de informática), eu retomei o meu curso de Letras e vou me formar em dezembro”, relembrou.

Foram certificados 121 alunos

João Furtado: “Eu apostei na educação mais uma vez”. Fotos: Iago Fonseca

Além dele, foram certificados 121 alunos. O Unifap Digital reúne diversos projetos voltados à tecnologia. Entre eles, o projeto “Mais Cursos”, que oferta gratuitamente os cursos de Desenvolvimento de Aplicações Web e Formação em Informática e Tecnologia para a população de baixa renda.

“Recebi o diploma hoje e eu estou muito feliz porque isso só veio engrandecer a minha vida profissionalmente. Hoje até ganho dinheiro. Eu apostei na educação mais uma vez, tenho certeza que ela é a transformação das pessoas”, declarou João em discurso para os colegas.

O programa de extensão é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e ao Núcleo de Tecnologia. Faz parte, ainda, do projeto de formação profissional de pessoas em vulnerabilidade social do Ministério das Comunicações.

O coordenador do Unifap Digital, professor Dr. Rafael Pontes, explica que o projeto procura formar profissionais pensando no mercado de trabalho e na inclusão digital.

Instrutor Gabriel falando sobre a experiência em ensinar durante a graduação

Instrutor Gabriel de Nazaré é acadêmico de engenharia elétrica na universidade

“A gente prepara o aluno para que ele possa se situar rápido ao mercado de trabalho, trabalhar na comunicação, numa empresa privada, numa empresa pública, usar as ferramentas tecnológicas para o dia a dia do trabalho”, conclui.

Gabriel de Nazaré, de 20 anos, é acadêmico de engenharia elétrica na universidade. No projeto Mais Cursos, trabalhou como instrutor aplicando os conhecimentos da graduação.

Alunos receberam certificado do programa Unifap Digital

Professor Rafael Pontes: “A gente prepara o aluno para que ele possa se situar rápido ao mercado de trabalho”

“Como eu sou um aluno que veio da pandemia, fiquei dois anos sem ter esse contato em sala de aula, sem apresentar seminário para outras pessoas. Então, ter esse contato como instrutor de curso me ajudou bastante nessa questão de falar melhor, então, de ter essa oratória, de ter essa didática”, comentou.

Atualmente, o projeto trabalha com uma turma que iniciou na segunda-feira (3). Os interessados devem ficar atentos ao site https://unifapdigital.unifap.br/, onde novas vagas serão divulgadas em breve.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!