Da REDAÇÃO
Uma mulher foi indiciada pela Polícia Civil do Amapá pela prática do crime de poluição. A acusada, moradora de Macapá, queimava corriqueiramente folhas de árvores e outros resíduos sólidos em frente a sua casa, colocando em risco a saúde das pessoas devido à fumaça que se espalhava pela vizinhança. O nome e o bairro dela não foram divulgados.
As ações da mulher foram registradas por câmeras de segurança de uma das residências vizinhas nos meses de abril e maio. O delegado Leonardo Fabrício Leite, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), destacou os danos que essa prática pode causar à saúde humana.
Segundo ele, além do risco de incêndio, a fumaça da combustão de folhas emite diversos poluentes, incluindo óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e material particulado, juntamente com outras substâncias altamente tóxicas.
“Os óxidos de nitrogênio, por exemplo, causam edemas pulmonares nos seres humanos. Acerca do monóxido de carbono, a sua inalação pode causar leves sintomas de envenenamento, dores de cabeça e até falhas na respiração, levando à morte. É fundamental conscientizar sobre os graves efeitos à saúde provocados pela queima de lixo na zona urbana e combater essa prática nociva”, advertiu o delegado.
O inquérito policial concluído encaminhado à Justiça.