Apagão provoca nova corrida aos postos

O blecaute também lotou as paradas de ônibus graças ao cancelamento das aulas
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

A corrida para os postos de combustíveis em Macapá foi retomada após o apagão que afetou o Amapá, o Distrito Federal e pelo outros menos 10 estados, na manhã desta terça-feira (15). As filas, que já dobram quarteirões, foram identificadas em postos do centro e zona norte.

A busca pelo combustível ocorre exatamente 10 dias após o fim da crise que afetou a capital por mais de uma semana, motivada por uma fake news nas redes sociais. O receio pela demora no retorno da energia e pela falta de gasolina motivou a ida em massa da população aos postos.

“Estou aqui pela falta de energia, não tem previsão para voltar e eu abasteci pouco. De repente chega ou não, a gente nunca sabe”, relatou uma motorista que aguardava em uma fila de aproximadamente 300 metros.

Além das filas, o trânsito na capital também foi afetado. Sem o auxílio dos semáforos, os veículos disputam a preferência nos cruzamentos das vias de grande movimento.

Filas dobrando quarteirões. Fotos: Iago Fonseca

Centro e zona norte tinham as mesmas cenas nos postos

Fila com mais de 300 metros

Alunos foram dispensados…

…e lotaram as paradas de ônibus

Sem semáforos, trânsito ficou complicado na capital

Pontos de ônibus também ficaram cheios após as escolas públicas e particulares liberaram os estudantes mais cedo.

Segundo o Grupo Equatorial, o problema afeta o Sistema Interligado Nacional devido a um “Esquema Regional de Alívio de Carga”, que desligou o sistema para evitar que se perca carga.

Em comunicado, o Operador do Sistema Nacional (ONS) informou que a ocorrência interrompeu uma carga de 16 mil MW que afetou estados das Regiões Norte, Nordeste e alguns estados do sudeste. Segundo o operador, já foram recompostos 6 mil MW de carga e a energia deve se estabilizar em algumas horas. As causas ainda estão sendo apuradas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!