Por IAGO FONSECA
Empresas que pretendem estar na 52ª edição da Expofeira do Amapá terão um espaço específico destinado ao credenciamento. A Central da Expofeira, evento tradicional de negócios que retorna após 8 anos, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (18), no Parque de exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá
Durante o lançamento, também anunciado o cantor sertanejo Gusttavo Lima como atração que abrirá a feira. O evento, um antigo símbolo de negócios e entretenimento amapaense, retorna de 29 de setembro a 8 de outubro. A última edição ocorreu em 2015.
A Central da Expofeira será uma espécie de balcão de informações para o público, pessoas que buscam emprego na feira e para empresas interessadas em expor se credenciarem. Os empreendedores também poderão buscar patrocínio nas salas de atendimento. Serão mais de 500 espaços destinados a empreendimentos e alimentação. Os atendimentos na central serão no horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A vendedora de doces Johanna Queiroz começou sua empresa com uma bicicleta e vai aproveitar a feira pela primeira vez. Segundo ela, além do faturamento, a troca de experiência com outros gestores é muito importante.
“A gente tava esperando há muitos anos pela Expofeira. As memórias que eu tenho são afetivas de quando eu era adolescente e vinha visitar. Esse ano é a primeira vez que eu venho como empreendedora”, conta.
Tamanho
A 52ª Expofeira do Amapá terá 33 mil metros quadrados disponíveis para segmentos econômicos como comércio, indústria, serviços, agropecuária, cultura e startups. O espaço representa 10% de toda a área do Parque de Exposições.
Para o governador do Amapá, Clécio Luís (SD), a programação é uma oportunidade de reencontro entre setores produtivos com a economia do estado, com respeito aos 50 anos de tradição.
“Nós queremos que ela cumpra seu papel histórico, trazer alegria, entretenimento e gerar, principalmente, negócios do campo e empregos”, conclui.
O evento tem garantidos R$ 3 milhões indicados pelo o senador Davi Alcolumbre (UB).
“Possibilitará darmos grandes passos para incentivar do pequeno ao grande produtor. Como coordenador da bancada federal de nosso estado, digo que é possível com essa agenda estruturante criarmos as condições certas para desenvolvermos esse setor fundamental para a economia de nosso estado”, avaliou o parlamentar.
A exposição também é uma forma de melhoria para o setor do agronegócio, segundo o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro (UB).
“Esse é um momento muito importante nessa discussão no setor primário no Amapá, na agricultura familiar e no agronegócio. É uma oportunidade de melhora de renda com produtores de cada município”, observa.