Por IAGO FONSECA
Os usuários de transporte coletivo de Macapá foram pegos de surpresa com a falta de ônibus desde o fim da tarde desta segunda-feira (7). Os veículos das empresas Capital Morena e Amazontur foram recolhidos para as garagens por ordem dos empresários, segundo o sindicato dos rodoviários, o Sincottrap.
As duas empresas atendem à demanda dos bairros da Zona Norte e a região dos bairros Pedrinhas e Araxá em Macapá. Os coletivos das empresas Sião Thur e Expresso Macapá não foram recolhidos e continuam operando.
Os veículos pararam de receber passageiros às 16h, com a identificação de linha como “garagem”, segundo o relato de passageiros que amargaram mais de duas horas nos pontos de parada e que acompanham as linhas de ônibus em grupos de WhatsApp.

Imagem dos coletivos da Capital Morena recolhidos na garagem antes do anoitece. Foto: Divulgação
Em áudio obtido pela reportagem do portal SN, que seria de um chefe de garagem, ele informa aos motoristas que “não vai estar nenhum carro rodando na cidade. A ordem é pra recolher todos”.
Segundo o Sincottrap, as empresas tinham até esta segunda-feira para apresentar as folhas salariais dos trabalhadores para a Prefeitura de Macapá, como condição para receberem o subsídio municipal mensal.

Os coletivos das empresas Sião Thur e Expresso Macapá não foram recolhidos e continuam operando. Foto: Iago Fonseca/SN
A representação dos trabalhadores formalizou denúncia à Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), para que sejam enviados fiscais até as garagens.
A reportagem entrou em contato com a CTMac e o sindicato patronal, Setap, mas não obteve retorno até as 20h30.