Por SELES NAFES
Os valores estratosféricos das passagens aéreas no Brasil, especialmente, entre o Amapá e o restante do país, serão tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados no mês que vem. O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Josenildo Abrantes (PDT-AP), que usou a tribuna ontem (23) para criticar os preços abusivos das passagens de avião.
Josenildo citou como exemplo o trecho entre Macapá e Rio de Janeiro, que esta semana chegou a quase R$ 5 mil.
“Não podemos deixar que um grupo de apenas três empresas prejudique o direito de ir e vir de milhares de brasileiros com preços extorsivos nas passagens aéreas”, comentou o deputado.
Para ele, os preços atuais engessam negócios e o próprio turismo interno. Josenildo admitiu que as empresas precisam ter lucro, mas não com preços abusivos.
“Vamos nos unir. Não é uma questão só do consumidor, é social e econômica”, acrescentou.
Josenildo pediu ao ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que aborde o assunto. Ele conseguiu aprovar ontem, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, um requerimento para a realização de uma audiência pública, no próximo dia 21 de setembro.
A ideia é convocar as empresas aéreas e órgãos de regulação, governo e sociedade civil.
“Queremos olhar nos olhos dos presidentes dessas empresas de aviação e saber a razão de termos um valor tão alto para serviços que não validam essas cobranças”.