Por IAGO FONSECA
A greve dos trabalhadores do transporte coletivo foi suspensa na tarde desta quarta-feira (2), após proposta de mediação com as empresas feita pela prefeitura de Macapá. A circulação “normal” dos ônibus retorna amanhã (3).
Em deliberação entre o Sincottrap e os trabalhadores, foi decidido pela suspensão do movimento até a sexta-feira (4). A paralisação, que foi motivada, sobretudo, por salários atrasados, retorna na segunda-feira (7) caso as demandas não sejam cumpridas, segundo o sindicato da categoria.
O subsídio repassado às empresas pela prefeitura para manter o custo da tarifa em R$ 3,70 pode ser usado para o pagamento dos salários atrasados dos funcionários das empresas Capital Morena e Amazontur. A prefeitura deve solicitar as folhas salariais às empresas para o pagamento – este foi o entendimento com os trabalhadores.
Além do atraso de salários, a greve também foi causada por causa de pagamento de férias e depósitos de FGTS não efetuados pelas empresas.
Segundo o sindicato, os trabalhadores possuem até 4 salários atrasados, férias não pagas há mais de 6 meses e depósitos de FGTS não efetuados.
A CTMac e o Ministério Público do Amapá também participaram das discussões.