Vereadores afastam prefeito de Serra do Navio

Elson Belo é acusado de não prestar contas nos últimos 3 anos, de paralisar obras e atrasar salários dos servidores
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Por unanimidade, vereadores de Serra do Navio, município a 200 km de Macapá, aprovaram o afastamento do prefeito Elson Belo (Avante), durante sessão que terminou no início da tarde desta quinta-feira (10). O gestor é acusado, entre outras coisas, de não enviar prestações de contas nos últimos três anos.

Procurado pelo Portal SN, o prefeito afirmou que continuará trabalhando normalmente enquanto não for notificado, e acusou os vereadores de retaliação por não terem recebido cargos na prefeitura.

“O Judiciário decidirá”, resumiu.

Além da ausência de prestação de contas, o afastamento tem como base denúncias de obras paralisadas, atraso no pagamento de salários dos servidores e a suposta doação de imóveis da Vila de Serra do Navio em troca de apoio político.

Este assunto, inclusive, é fruto de uma ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público, que também acusa o prefeito de se recusar a responder requerimentos com pedidos de informações. Pelo menos 14 ofícios do MP teriam sido ignorados, e Elson Belo também não teria comparecido para prestar esclarecimentos pessoalmente ao promotor que apura as denúncias.

Sessão desta quinta, 10, terminou com o afastamento por unanimidade

“Seu expediente subversivo de ignorar requisições de informações do Ministério Público e dos agentes constitucionalmente responsáveis por fiscalizar o Poder Executivo (os vereadores) demonstra, nitidamente, seu dolo em dificultar ao máximo o acesso a informações e atos oficiais, em protelar a atuação dos órgãos de controle e, ao que tudo indica, sua intenção de ocultar irregularidades referentes aos objetos em investigação”, diz o promotor Fabiano Castanho, que assina a ação de improbidade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!