Saiba aonde votar na eleição conselheiros tutelares de Macapá

No próximo domingo (1º), acontece em todo Amapá a votação para o cargo de conselheiro tutelar nos municípios.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

O processo de escolha unificado de conselheiros tutelares ocorre neste domingo (1º) em Macapá e nos outros municípios do Amapá. Na capital, serão eleitos membros nas zonas norte, sul e oeste. A votação é livre para qualquer pessoa que possua título de eleitor.

O macapaense escolherá 30 entre 63 candidatos para um mandato de 4 anos. Para facilitar a localização dos locais de votação, uma página digital com a lista de candidatos e escolas (acesse o link nesta matéria) foi elaborada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), que auxilia no processo.

Diferente das eleições gerais, o pleito é reduzido e não obrigatório, por isso, diversas zonas eleitorais são comprimidas em poucas escolas, distribuídas de acordo com a quantidade de eleitores de cada região. O horário de votação será das 8h às 17h, com utilização de urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE.

Em Macapá, estarão disponíveis para votação 10 escolas na zona norte, 10 na zona sul e 4 na zona oeste. A relação completa das zonas eleitorais agregadas em cada escola pode ser visualizada na página do TRE.

Confira os endereços por zona

ZONA NORTE

ZONA SUL

ZONA OESTE

Processo de Escolha Unificado

Desde 2016 o TRE/AP dá suporte para as eleições aqui no estado, sem normativas. Este ano, o TSE estabeleceu uma resolução com as atribuições dos TRE’s nas eleições de conselhos tutelares em todo o Brasil, segundo Emanoel Flexa, secretário de tecnologia informação do TRE local.

Emanoel Flexa: “O tribunal entra como parceiro na eleição”

“O tribunal entra como parceiro na eleição, mas não é da Justiça Eleitoral. Damos apoio necessário com empréstimo de urnas a todos os conselhos tutelares que pediram o apoio. Preparamos as urnas eletrônicas, treinamento para as equipes de mesários e técnicos que farão eventuais suportes para as urnas no dia da eleição”, afirma o secretário.

Todas as zonas eleitorais do Amapá podem ser visualizadas NESTA PÁGINA, onde o eleitor pode acompanhar os números dos candidatos e locais de votação de cada município. Para os conselhos tutelares de Macapá estão disponíveis as relações de todas as zonas eleitorais agregadas nas 24 escolas disponíveis.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!