Açaiódromo é um dos espaços mais procurados da Expofeira

O consumo tem sido tão grande que a produto acaba antes do previsto todas as noites.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Natural da região amazônica e base alimentar dos amapaenses, o açaí possui espaços exclusivos para o consumo e empreendedorismo na 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá, que encerra no próximo domingo (8), no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O ‘açaiódromo’ tem quatro pontos para a produção da polpa, armazenamento, cozimento de proteínas e demais acompanhamentos, com cadeiras na parte externa para consumo no local.

A autônoma Bruna Vasconcelos, de 31 anos, aproveitou que estava visitando a feira e levou os filhos, esposo e irmã para consumir o suco. Segundo ela, foram direto para o ‘açaiódromo’ jantar após uma amiga avisar sobre o espaço no dia anterior.

“Não pode faltar, né? É a raiz da nossa alimentação, para as crianças principalmente, quando sai de casa para se alimentar direito tem que ter o açaí”, afirmou Bruna.

O ‘açaiódromo’ tem quatro pontos para …

… a produção da polpa e …

… também dos acompanhamentos que vão junto com o açaí

Na primeira noite da Expofeira, em 29 de setembro, a demanda pelo produto foi tão grande que antes do show nacional, às 22h, não tinha mais sobrado nada dos cerca de 70 litros produzidos, segundo Antônio Alves, presidente da Associação de Batedores e Produtores de Açaí do Amapá.

“Não estávamos preparados para atender tanta gente que veio consumir o açaí, o peixe e o charque, tanto que acabou. Isso é um reconhecimento da cadeia produtiva do açaí. Em um evento desse podemos comercializar e mostrar a qualidade do nosso produto do Amapá”, declarou Antônio.

Bruna Vasconcelos levou esposo, filhos, irmã e sobrinhos para jantar açaí na Expofeira. Fotos: Iago Fonseca

Antônio Alves, Rosileli Alves e Josenildo Campos, produtores de açaí

Além do produtor local, grandes organizações utilizam do fruto para seus negócios. Na expofeira, os visitantes podem acompanhar o trabalho de cooperativas que utilizam da indústria para engarrafar o açaí e comercializar para grandes mercados, além de empresas de energias renováveis, que fabricam batedeiras com o uso de baterias e energia solar.

“Quem visitar a feira saberá que o Amapá tem produtos de qualidade para o mundo”, afirmou Edilson Rocha, presidente da Bio+Açaí, cooperativa que vende o produto de forma industrializada para mercados locais e externos.

Edilson Rocha, presidente da Bio+Açaí

Expofeira

A 52ª edição da feira agropecuária possui diversos espaços para entretenimento, negócios e exposições, com foco nas produções amapaenses, desde a agricultura familiar até as grandes indústrias. O evento está aberto ao público durante toda a semana até o próximo domingo (8), das 8h às 4h, com as maiores programações disponíveis a partir das 18h.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!