Apesar do calor, outubro não terá recordes, afirma meteorologia

A estimativa é do Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

O mês de outubro de 2023 não vai atingir novos recordes de temperatura no Estado. A estimativa é do Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

A previsão é que neste ano a máxima chegue aos 34°C. Segundo os dados divulgados pelo Núcleo, em 2022, a média no mês de outubro no Amapá foi de 33,9°C. Em 2021, a média foi de 34,4°C, em 2020 foi de 34,5°C e, em 2019, foi de 34,3°C.

De acordo com o meteorologista Jefferson Vilhena, os gráficos mostram que as temperaturas estarão dentro do esperado pelo Núcleo.

“A gente já teve anos em que o mês de outubro foi bem mais quente, como em 2010, 2015 e 2021, onde a média foi de 34,7°C, 34,5°C e 34,4°C respectivamente”.

Segundo Jefferson Vilhena …

… a média no mês de outubro no Amapá foi de 33,9°C. Fotos: Carolina Machado

O meteorologista ressalta que o Amapá não está passando pela onda de calor que atingiu parte do país em setembro. Ele explica que a onda de calor atingiu regiões da área central do Brasil, como Brasília e os estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.

“Essa onda não chegou a atingir o Amapá. Nós estamos registrando temperaturas dentro do esperado, que é de 34 graus Celsius. Até o momento, o mês de outubro não registrou uma temperatura acima dessa”, explicou.

Segundo Vilhena, não há uma data exata prevista para ser o dia mais quente do mês.

“Qualquer dia a partir de hoje pode se tornar o dia mais quente do mês. Vamos ter esse dia mais quente quando não houver nuvens no céu, o que pode fazer com que a temperatura suba bastante, e quanto mais dias passarmos sem o registro de chuvas”, detalhou.

Durante esta semana, já foram registradas chuvas nos municípios de Santana, Mazagão e em locais próximos a Macapá. Durante o mês, a previsão é que as chuvas se concentrem nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho. No município de Macapá, as chuvas estão se localizando no Arquipélago do Bailique.

A previsão é que neste ano …

… a máxima chegue aos 34°C

“Se ocorrerem chuvas localizadas dentro dos interiores, as temperaturas podem ficar balanceadas, mas se caso forem registrados em torno de 6 dias sem nuvens e sem chuvas, essas temperaturas tendem a aumentar”, explanou.

Para o Núcleo de Meteorologia, o mês de outubro é considerado o mais quente do ano no Amapá. De acordo com Vilhena, o recorde de temperatura registrado no Estado foi de 36,5º C, ocorrido em outubro de 2010 e que esse foi o maior registro desde o ano de 1968.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!