CTMac divulga esquema de trânsito para o Círio

Estratégia é para evitar que os carros sejam estacionados em locais inapropriados, para que não atrapalhe a fluidez do caminho da procissão.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

A Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) divulgou neste sábado a estratégia montada para a organização do trânsito na capital amapaense neste domingo (8) para o Círio 2023.

A partir de 2h da madrugada de domingo, inicia o fechamento e isolamento de algumas ruas para garantir a fluidez da procissão, que acontece por volta das 8h.

De acordo com a diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida, será fechado todo o entorno do Santuário de Fátima e da igreja de São José.

Dentre as vias, serão fechadas as ruas Hildemar Maia, Professor Tostes, Cândido Mendes, São José e as avenidas Padre Júlio Maria Lombaerd, Cora de Carvalho, Coriolano Jucá e General Gurjão.

“Isso tudo é para evitar que os carros sejam estacionados em locais inapropriados, para que não atrapalhe a fluidez do caminho da procissão. É importante destacar que assim que a procissão sair, as vias das proximidades do Santuário de Fátima já serão liberadas. E quando terminar o Círio, as vias próximas à igreja de São José serão logo liberadas também”, afirmou Patrícia Almeida.

Avenida Presidente Vargas, a principal da procissão. Foto: Carolina Machado

Ela também citou que serão criados dois corredores de emergência, onde serão isolados dois perímetros para que as ambulâncias possam chegar até o meio da procissão e dar o socorro necessário a quem precisar. Os corredores estarão situados nas ruas Odilardo Silva com Presidente Vargas e São José com Presidente Vargas.

A organização do trânsito vai contar com o apoio de agentes da CTMac, Guarda Municipal e Polícia Militar do Amapá.

Diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida

Trajeto dos ônibus

Segundo a diretora-presidente, serão feitas alterações dos pontos de ônibus, que serão terminais de ida e volta do Círio.

“Considerando a interdição das vias, ficou estabelecido que quem vem das zonas oeste e sul, vai descer na rua Marcelo Cândia, localizada a um quarteirão do Santuário. Quem vem da zona norte, vai descer na avenida Fab, localizada a cinco quarteirões do Santuário”, explicou.

Ao fim da programação, o terminal de ônibus estará concentrado na praça do Barão para realizar a dispersão. Na ocasião, serão mobilizados 60 ônibus à praça do Barão no término do evento. No dia do Círio, haverá tarifa social para a população, no valor de R$ 1,85.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!