Em nova rota do tráfico, mulher é presa com 16 kg de droga

Ação ocorreu quando a embarcação atracou no Porto do Grego em Santana, a 17 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO e JONHWENE SILVA, de Santana

Após um longo trabalho de investigação e monitoramento, uma ação conjunta de forças de segurança do estado apreendeu 16 kg de crack e descobriu uma nova rota do tráfico que tem como destino o Amapá.

A operação policial ocorreu nesta quarta-feira (25), quando uma embarcação vinda de Belém (PA) atracou no Porto do Grego, em Santana, a 17 km de Macapá. As malas onde o entorpecente foi encontrado com a ajuda de um cão farejador pertenciam a uma passageira.

As investigações da Polícia Civil apuraram que a movimentação de criminosos no transporte da droga está ocorrendo em uma nova rota que percorre estradas no interior do Pará. É dessas vias pouco movimentadas que os pequenos carregamentos são distribuídos para as ‘mulas’ – pessoas cooptadas pelo crime organizado para transportar a droga.

No caso específico desta apreensão, os tabletes na bagagem da passageira chegaram entraram no Pará por uma rodoviária do interior – que os investigadores não revelaram. De lá, a encomenda foi levada até Belém, onde a passageira embarcou rumo ao Amapá.

Droga foi apreendida com ajuda de um cão farejador. Fotos: Olho de Boto/SN

Apreensão ocorreu no Porto do Grego, com apoio de várias forças policiais

A quantidade do produto, segundo a polícia, iria abastecer a Região Metropolitana de Macapá, mas a suspeita é que os traficantes já estariam se antecipando e fazendo estoque para as festas de fim de ano e abastecer também para outros municípios.

“Além dessa nova rota, onde os criminosos utilizam as estradas, partindo de rodoviárias, a nossa suspeita é que toda essa quantidade de entorpecentes, seria já para abastecer o estoque de fim de ano, onde ocorrem as festas. É os bandidos chamam de ‘seca’, quando ocorre a escassez de droga”, afirmou o delegado Mauro Ramos, que comandou a ação.

A mulher presa foi identificada como Vitória Tácila. Oriunda do estado de Roraima, ela confessou que receberia R$ 1 mil para transportar o produto.

Após o cão apontar indícios de drogas, passageira abriu a bagagem

Ela foi identificada como Vitória Tácila

Delegado Mauro Ramos: “Conseguimos dar um prejuízo significativo para a criminalidade”. Foto: Jonhwene Silva

Segundo o delegado, a droga apreendida representa um duro golpe no tráfico, já que os 16 kg são avaliados em R$ 480 mil.

“Acredito que conseguimos, graças ao serviço de inteligência e investigação, dar um prejuízo significativo para a criminalidade. Essa droga aí possui um alto valor de mercado e poderia representar uma lucratividade alta para os criminosos”, reafirmou Ramos. 

Vitória Tácila foi apresentada no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santana. Ela deverá responder pelo crime de tráfico de drogas. A justiça vai decidir, em audiência de custódia, se a acusada responderá presa ou em liberdade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!