Escola inova e implanta redário para descanso e lazer dos alunos

Alunos afirmam que após o descanso retornam renovados para o segundo turno de aulas.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

Uma ideia diferente, que ganhou repercussão nesta semana nas redes sociais, começou a ser colocada em prática na Escola Estadual Raimunda dos Passos, no Bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá.

No local, um espaço foi adaptado para se tornar um redário, para que os alunos possam descansar.

O diretor da escola, Jonatas Figueira, explica que a ideia surgiu em 2020, quando a escola passou a ser de tempo integral, mas que somente em agosto deste ano que ela foi colocada em prática.

“Precisávamos adaptar o ambiente para os alunos, que estudam em tempo integral aqui. Esse foi um pedido deles e aí adaptamos esse espaço para o lazer e descanso durante o intervalo do almoço, que acontece entre 12h às 13h30”.

No local, além do redário…

… a escola montou um espaço de convivência para que os alunos possam descansar nos intervalos de turnos. Foto: Carolina Machado/SN.com

Diretor Jonatas: “foi um pedido deles e aí adaptamos esse espaço para o lazer e descanso”

O local comporta até 15 redes, que são de propriedade dos alunos. Eles se revezam no local todos os dias. Enquanto alguns permanecem nas redes, outros ficam nos bancos ou salas de televisão ou na própria sala de aula.

Para César Gabriel, aluno da escola há cinco anos, a ideia ajudou a melhorar o seu rendimento em sala de aula.

César Gabriel: “Meus rendimentos melhoraram muito também em sala de aula, já que após o descanso voltamos com a mente mais leve”

Alunos também descansam em outros espaços de lazer da escola

“Foi uma excelente ideia. Nós, alunos do tempo integral, passamos muito tempo dentro da escola. E isso nos ajuda muito para oxigenarmos o cérebro e termos também um momento de lazer. Meus rendimentos melhoraram muito também em sala de aula, já que após o descanso voltamos com a mente mais leve pra sala de aula”, relatou.

A aluna Ramaiane de Oliveira aprovou tanto a ideia, que até resolveu fazer um documentário para falar sobre a novidade.

“Foi uma ideia inovadora e a rede, que é um elemento bem cultural aqui no estado, veio para o nosso ambiente escolar. Então, por achar muito interessante, fiz um documentário onde abordaremos a importância da rede dentro da escola”.

Ramaiane de Oliveira fez um documentário para falar sobre a novidade

Após descanso, alunos retornam para práticas experimentais e estudos orientados

Nas escolas de tempo integral no Amapá, os alunos permanecem nos períodos da manhã e da tarde. Eles têm as aulas normais da base curricular, como matemática, língua portuguesa e história, assim como os chamados itinerários formativos, que contam com ensino de projeto de vida, práticas experimentais e estudos orientados.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!