Lixeira viciada vai dar lugar a espaço recreativo

Alvo de constantes depósitos de lixo e entulho, o local é uma das maiores lixeiras viciadas da cidade.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

A área do entorno dos Centros Pop e Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Perpétuo Socorro, na zona leste de Macapá, receberá intervenção da Prefeitura de Macapá.

O projeto passa por avaliação para definir a utilidade e destinação para a área, segundo o secretário da Zeladoria Urbana de Macapá, Helson Freitas.

“Vamos fechar, colocar um tapume. Estamos em processo de elaboração de um espaço multiuso, estudando a situação de lá”, afirmou o secretário.

A proposta é uma tentativa de solução para um problema recorrente. Alvo de constantes depósitos de lixo e entulho, o local é uma das maiores lixeiras viciadas da cidade.

Lixeira da Rua Quintino Justo

O Portal SelesNafes.com retrata a situação da região há pelo menos três meses, quando mostrou, inicialmente, a vida de ribeirinhos e feirantes afetados pelo assoreamento do Igarapé das Mulheres, como consequência da lama e lixo transportado pelo canal que inicia ao lado do Cras.

Segundo a Zeladoria Urbana de Macapá, as lixeiras viciadas no bairro são fruto de hábitos reincidentes dos moradores e comerciantes, que contratam mão de obra para retirar entulhos de suas casas sem questionar o destino do rejeito.

‘Montanha’ de lixo na passagem Santo Agostinho

Os entulhos acumulados próximos ao canal seguem por cerca de trezentos metros nos arredores de residências da Passagem Santo Agostinho, terminando com a ocupação parcial da Rua Quintino Justo de Almeida.

Na área são depositados rejeitos, em sua maioria, de caroços de açaí, mas é possível observar até pneus, vasos sanitários, sofás e peças de televisão.

Em agosto, outro ponto de acúmulo de entulhos foi removido no bairro vizinho, o Cidade Nova. A Rua Projetada 1, a poucos metros de uma Unidade Básica de Saúde e da orla do rio Amazonas, acumulava restos de construção, caroços de açaí e sobras de açougue.

Ao lado do canal

Atrás do Centro Pop onde será edificada a estrutura

O problema crônico afeta diretamente a vida das pessoas que circulam pela região, segundo a zeladoria. O crime ambiental, além de contaminar o rio, pode aumentar a proliferação de roedores e insetos, que afetam a saúde humana.

“Precisamos que a população seja consciente, se não mudar a mentalidade, a pessoa que joga lixo vai arrumar outro lugar para colocar”, concluiu o secretário.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!