Por CAROLINA MACHADO
Duas estruturas importantes da rede municipal de saúde foram entregues nesta terça (31) pela Prefeitura de Macapá. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva e a primeira UPA do Buritizal, na zona sul da capital.
Durante as obras da UBS Lélio Silva, a estrutura foi reformada com revestimento cerâmico nas paredes, pintura, obras de esgoto, de sistema contra incêndio e sistema elétrico, dentre outros. O local vai oferecer consultas, exames laboratoriais de rotina, entrega de medicamentos e atividades do Programa Saúde da Família (PSF).
Para a reforma da UBS, que foi executada em um ano e meio, foram utilizados R$ 2.175.876.40 oriundos do Tesouro Municipal.
A diarista Josele Cavalcante é moradora das proximidades da UPA e da UBS. Ela possui problemas em uma das pernas e que durante a obra teve que procurar atendimento na UBS do Perpétuo Socorro e HE.
“Não vou mais precisar de condução para ir buscar atendimento. Posso ir a pé e creio que vou conseguir resolver tudo rapidinho”, declarou.
Na UPA do Buritizal, localizada ao lado da UBS, serão oferecidos serviços de urgência e emergência como raio-x, medicação, sala de observação, exames laboratoriais emergenciais e salas vermelhas para atender pacientes que correm risco de morte. O espaço ficará à disposição da população 24 horas por dia.
O setor de urgência da UPA conta com espaço para dois leitos, aparelhos e posto de enfermagem. O setor de Pronto Atendimento tem recepção, triagem, Núcleo Interno de Regulação, sala para curativo, três consultórios, banheiro para Portadores de Necessidades Especiais e adaptado para pacientes que passaram pela ostomia (cirurgia que abre uma pequena passagem no abdômen, chamada ostoma, para a saída de fezes e urina).
O setor de Observação vai contar com farmácia, sala de leitos para observação, sala de poltronas para inalação e aplicação de medicação adulto e pediátrica, posto de enfermagem e banheiro para Portadores de Necessidades Especiais.
As obras na UPA levaram dois meses, e custaram R$ 924.982.59 do Fundo Municipal de Saúde.
Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (Podemos), as duas obras podem ajudar a desafogar o Hospital de Emergências e as outras UPAs.
“Hoje a gente devolve a UBS Lélio Silva onde é feita toda a atenção primária, como vacina, pré-natal e outros serviços. Havendo a necessidade de pronto atendimento, tem a UPA, que tem uma estrutura adequada com uma unidade semi-intensiva, raio-x 24 horas, laboratório”.