Por CAROLINA MACHADO
Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para as inscrições do processo seletivo para cursar o Ensino Médio no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no ano de 2024. No total, a instituição oferece 720 vagas, que serão distribuídas entre 17 cursos nas unidades de Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas NESTE LINK.
De acordo com o edital, para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído, sem pendências, o nono ano do Ensino Fundamental. O processo seletivo será feito por meio da análise das notas de português e matemática obtidas pelo candidato no 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental que deverão ser comprovadas pelo histórico escolar ou documento equivalente.
Os estudantes de escolas públicas têm direito a 50% das vagas disponíveis. O edital também contempla o acesso de estudantes com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, auto-declarados pretos, pardos ou indígenas e Pessoas com Deficiências (PcDs). Cada uma das respectivas condições ser informada e comprovada no ato da inscrição.
Após concluir os três anos do Ensino Médio do IFAP, os alunos sairão da instituição como técnicos da área em que eles escolherem. De acordo com o diretor de Processo Seletivo, Marcos Almeida, o Ensino Médio do Ifap possui a mesma grade curricular das escolas comuns, mas como é integrado à educação profissional, o aluno também sairá técnico da área que ele escolher.
“Ele pode sair como técnico em Mineração, ou em Edificação, ou em Redes de Computadores, pronto para atuar no mercado de trabalho. Inclusive, temos vários servidores concursados no Ifap que um dia foram alunos daqui. Então vale muito a pena estudar aqui”, afirmou.
Miguel Lacerda, 15 anos, é aluno do 1º ano do curso de Redes de Computadores. Ele foi selecionado para apresentar um projeto em junho de 2024 nos Estados Unidos que mostra como se deve limpar a água de maneira sustentável.
“O curso é de qualidade e tenho certeza que muitas portas se abrirão em minha vida na área profissional”, afirmou o aluno.
Laranjal do Jari
Técnico em Administração – Presencial – 40 vagas
Técnico em Florestas – Presencial – 40 vagas
Técnico em Informática – Presencial – 40 vagas
Técnico em Meio Ambiente – Presencial – 40 vagas
Macapá
Técnico em Alimentos – Presencial – 40 vagas
Técnico em Edificações – Presencial – 80 vagas
Técnico em Mineração – Presencial – 40 vagas
Técnico em Química – Presencial – 40 vagas
Técnico em Redes de Computadores – Presencial – 40 vagas
Santana
Técnico em Comércio Exterior – Presencial – 40 vagas
Técnico em Logística – Presencial – 40 vagas
Técnico em Marketing – Presencial – 40 vagas
Técnico em Publicidade – Presencial – 80 vagas