Árvores antigas ameaçam cair, alerta Defesa Civil

Chuva com ventos fortes que caiu na última semana derrubou 15 árvores na capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Chuvas e ventos intensos ainda podem trazer transtornos como quedas de árvores e postes, alagamentos e destelhamento de residências em Macapá, durante o ‘inverno amazônico’. Com cerca de 15 árvores caídas na última semana, a Defesa Civil do município alertou nas redes sociais que novas ocorrências podem acontecer, divulgou orientações para prevenir acidentes e prejuízos e disponibilizou contato para assistência.

As árvores podem tombar quando houver a incidência de ventos fortes com chuvas, pelo solo ficar encharcado, segundo o órgão. Por isso, a orientação é que motoristas evitem estacionar em baixo delas e que moradores entrem em contato com a Defesa Civil para as primeiras ações se tiverem danos materiais pelas quedas.

“Às vezes temos chuvas acima da média. As nossas árvores são bem antigas e temos o problema de podas irregulares. Ao longo do tempo algumas podas deixaram as árvores com desequilíbrio e no período chuvoso os galhos pesam. Quando a população liga podemos fazer o primeiro atendimento para colocar a cidade dentro da normalidade o mais rápido possível”, explicou Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil de Macapá.

Na Praça Veiga Cabral, árvore teve que ser serrada para evitar acidente. Fotos: Iago Fonseca

A zona sul de Macapá é uma das mais afetadas pelos eventos climáticos, como alagamentos, por possuir mais áreas de ressaca e canais. De acordo com o coordenador, o plano de assistência emergencial de prevenção é elaborado em conjunto com as secretarias municipais da Zeladoria Urbana, Obras e Assistência Social, para adoção dos procedimentos adequados a cada ocorrência.

“A população tem que ter cuidado quando houver áreas alagadas, principalmente com crianças e idosos. A água pode estar contaminada e também pode ter animais peconhentos. Além disso, a população precisa colaborar. Não descartar lixo de forma incorreta, para que o recolhimento seja feito corretamente. Assim podemos ter um período invernoso com um pouco mais de tranquilidade”, reforçou Aldair.

Árvores da Praça Floriano Peixoto também foram atingidas por temporais

Primeiras ações

Caso uma residência seja afetada por queda de árvores e postes o morador deve, inicialmente, impedir que pessoas curiosas, crianças e animais se aproximem do local, pelo risco de condução elétrica, alerta o órgão. A partir disso, deve ligar para a Defesa Civil municipal a qualquer momento no telefone 24h (96) 3242-1770, bem como para a companhia de eletricidade para desligamento da rede e para o Corpo de Bombeiros.

Além disso, em caso de chuvas fortes, os condutores de veículos devem diminuir a velocidade, acender o pisca-alerta e parar nos acostamentos até a chuva passar.

Aldair Santos: “As nossas árvores são bem antigas e temos o problema de podas irregulares”

Previsão de chuvas

As chuvas desta semana ocorrem com mais intensidade nos municípios do centro ao norte do Amapá, segundo o boletim meteorológico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Na capital as chuvas podem ser leves a fracas, com ventos de até 49 km por hora.

“Normalmente os alertas de intensidade são acompanhados pelo Iepa, que orienta as defesas civil estadual e municipais sobre a veracidade e indicadores de intensidade em várias plataformas”, informou o meteorologista Jefferson Vilhena.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!