Crianças de abrigo aguardam amor de padrinhos e madrinhas para o Natal

São mais de 20 crianças entre 2 a 12 anos, sob proteção do Estado, que aguardam pela companhia solidária em Macapá.
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Pessoas dispostas a acolherem em seus lares crianças protegidas pelo Estado durante as festas de fim de ano já podem se inscrever para o ‘Apadrinhamento Natalino’ deste ano. O programa oportuniza a convivência familiar e as experiências do período festivo aos menores de 20 de dezembro a 7 de janeiro.

São mais de 20 crianças entre 2 a 12 anos, sob proteção do Estado, que aguardam pela companhia solidária. O processo é intermediado pelo abrigo Ciã Katuá e pelo Tribunal de Justiça do Amapá, que fazem a avaliação documental e criminal dos candidatos a padrinhos.

“Esse apadrinhamento já é uma modalidade que ocorre de janeiro a dezembro no abrigo. As pessoas podem pegar essas crianças para que elas participem desse núcleo efetivo familiar. A criança vai para esse lar onde a família vai receber afetividade, carinho e atenção para quem ela seja inserida nesse contexto familiar e não perca esse vínculo de família”, explicou Ezenilda Amaral, coordenadora do Abrigo Ciã Katuá.

Casa Ciã Katuá abriga crianças entre 2 a 12 anos

Quezia Cordeiro: “É muito importante que a sociedade se sensibilize”

Diferente da adoção, as crianças apadrinhadas temporariamente permanecem sob tutela do estado, enquanto as medidas protetivas são tramitadas no Juizado da Infância e Juventude.

“É muito importante que a sociedade se sensibilize. Vai favorecer crianças que estão em situação de acolhimento e que não tem referências de família, de cuidado e proteção, que vivenciam situações de violações de direitos. Muitas vezes essa família passará a ser uma referência, passará uma outra imagem do que é uma família para essa criança”, reforçou a assistente social Quézia Cordeiro, do Juizado da Infância e Juventude de Macapá.

As famílias interessadas não necessitam se direcionar ao juizado, o apadrinhamento é feito diretamente com o abrigo até o domingo (17) pelo telefone 99167-0223 ou diretamente na Rua Ernestino Borges, 1362, no Bairro Jesus de Nazaré, zona central de Macapá, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os candidatos devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e certidões de antecedentes criminais.

Crianças sob a proteção do estado …

… aguardam padrinhos e madrinhas para passarem o natal em família

Ezenilda Amaral, coordenadora do Abrigo Ciã Katuá

“Essas crianças têm família, não estão disponíveis para adoção, apenas estão sob a proteção do Estado. Elas passam só esse período [festas de fim de ano] e retornam. Tudo isso é muito importante pra eles. O Natal reflete a emoção, a comunhão e união familiar, elas se sentirão agradecidas por saírem do abrigo neste período”, concluiu a coordenadora do abrigo.

Além do convívio afetivo temporário, os padrinhos também podem doar materiais escolares, roupas, alimentos e brinquedos para as crianças.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!