Por IAGO FONSECA
Os 500 aprovados na terceira fase para receberem uma moradia no habitacional Miracema, na zona norte de Macapá, foram orientados sobre sorteio, vistoria, assinatura dos contratos e entrega das moradias na manhã desta terça-feira (5).
Os novos moradores foram selecionados por demanda dirigida da Justiça Federal. Eles moravam – ou ainda moram – em áreas de ponte do Bairro Buritizal, ocupação irregular na Rodovia Norte-Sul e aluguel social do Ministério Público do Amapá com a Prefeitura de Macapá.
Dos 38 anos de vida, o ajudante de pedreiro Ivan Jean Pierre mora há pelo menos três com a esposa Aleciane e duas crianças (foto de capa), em uma área irregular chamada ‘Nova União’, ao lado do habitacional. Entre aluguéis e ocupações, a família foi, reunida, acompanhar as orientações da Secretaria de Habitação do Amapá.
“É uma benção muito grande, estamos muito felizes, sem palavras suficientes para dizer o quanto… Da família éramos os que não tinham condições de ter a casa própria. A gente está organizando a mudança a todo o vapor, não temos muitas coisas, mas a gente vai construindo aos poucos”, comentou em euforia o trabalhador.
Na quarta-feira (6), os selecionados passarão por sorteio na Caixa Econômica para definir seus novos endereços. De quinta-feira (7) até o sábado (9) serão feitas as vistorias nas casas e apartamentos para verificar a integridade dos imóveis, bem como solicitar reparos pela construtora. Na semana seguinte, os contratos serão assinados, de acordo com a secretaria.
“As casas dessas famílias serão retiradas das áreas de remoção. Atendemos as famílias das demandas dirigidas e também temos um cadastro reserva para preencher outras unidades vazias. Entre os dias 20 a 22 devemos entregar mais mil unidades dos aprovados das fases 3 e 4”, afirmou Mônica Dias, secretária de Estado da Habitação.
Os 500 aprovados da fase 4 passam por avaliações finais dos dossiês socioeconômicos pela Caixa Econômica Federal. Segundo a secretária, os 1 mil contemplados receberão as moradias em uma única solenidade, que poderá contar com o presidente Lula.
Isenção de pagamento
De acordo com uma nova portaria do Ministério das Cidades, as famílias beneficiárias pelo Programa Bolsa Família e das que tenham membro contemplado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ser isentas do pagamento das moradias e seus contratos serão quitados caso adquiram os benefícios posteriormente.