Prefeitura desmente falta de coveiro

Vídeo que circulou nas redes sociais afirmava que retroescavadeiras estavam paradas no cemitério São Francisco.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

A Prefeitura de Macapá desmentiu a falsa notícia de que o Cemitério São José, localizado na zona norte, estaria com falta de máquinas para produzir as covas e funcionários para auxiliar no enterro. A reportagem do Portal SN.com foi até o local checar a situação.

Um vídeo que circulou nesta segunda-feira (11) nas redes sociais traz o relato de pessoas alegando falta de coveiros no local. Nele uma mulher narra que aguarda que haveria 4 cortejos na espera de enterro, mas sem covas suficientes porque a retroescavadeira estava quebrada.

A administradora do cemitério, Marimar Oliveira, confirma que o vídeo foi gravado nesta segunda-feira, mas que a informação é falsa.

“Na verdade, não havia falta de coveiros. A gente estava com dois coveiros e tinham duas covas abertas e duas que ainda estavam sendo feitas, sendo que as funerárias chegaram com quatro sepultamentos todos na mesma hora, por volta das 10h30 da manhã. Em questão de minutos de diferença essas funerárias chegaram e por isso o tumulto”, explicou.

Na tarde de desta segunda, uma retroescavadeira substituiu a máquina quebrada e…

… abriu 18 novas covas. Foto: Carolina Machado

O coordenador dos cemitérios, Gener Moreira, explicou que em média o cemitério faz dez covas por dia e que o local conta com dois coveiros para fazer o serviço auxiliados por uma máquina. Entretanto, no sábado (9), a retroescavadeira que faz a abertura das covas quebrou e que por isso o serviço ficou parado durante o fim de semana.

“Nos dois dias [sábado e domingo] foram feitos três sepultamentos, onde foram utilizadas três das cinco covas que já estavam abertas, deixando duas para segunda-feira. E como chegaram 4 sepultamentos ao mesmo tempo nesta segunda-feira, dois foram feitos logo e dois tiveram que aguardar por uma hora e meia para serem sepultados e isso gerou o tumulto”, detalhou.

A administração do cemitério explica que o procedimento correto é as funerárias ligarem para informar o horário dos sepultamentos.

Dois coveiros estavam no local

Coordenador dos cemitérios, Gener Moreira

Administradora do cemitério, Marimar Oliveira

“Dessa forma, dá certo e não gera esse tumulto. Se isso tivesse sido feito, isso não teria acontecido hoje, quando chegaram quatro sepultamentos ao mesmo tempo”, afirmou.

O coordenador assegurou que está sendo utilizada uma outra retroescavadeira para fazer o serviço e que ao fim desta segunda-feira foram deixadas 18 covas prontas.

Os sepultamentos no São Francisco de Assis são feitos de domingo a domingo, das 8h 12h e das 14h às 18h.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!