Por IAGO FONSECA
Moradores do Bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá, ganharão uma praça onde hoje é uma lixeira viciada. A Rua Projetada 1, já foi limpa 11 vezes só este ano pela Zeladoria Urbana. Agora receberá intervenções estruturais da prefeitura.
O Portal SelesNafes.com reportou a situação em agosto, quando a rua já havia sido limpa parcialmente. O local é alvo de rejeitos de comerciantes e moradores da própria região, que contratam pessoas para o descarte irregular.
A poucos metros do Rio Amazonas, a via também fica próxima de uma escola e uma Unidade Básica de Saúde. A via é intransitável. Hoje, a quantidade de entulhos é muito maior, com caroços de açaí, sobras de açougue, animais mortos e móveis danificados. O mau cheiro permanece.
“Em um ano, 11 vezes. Não tem como mais você apenas retirar, já não é mais uma questão de educação ambiental. É uma questão mesmo do Poder Público buscar uma alternativa, então será criado esse espaço público”, afirmou Helson Freitas, secretário da Zeladoria Urbana de Macapá.
Enquanto a via permanece com o lixo, a prefeitura afirma que está em fase de captação de recursos na Câmara Municipal.
“Lá formam-se verdadeiras montanhas. Nós encaminhamos para a Câmara um projeto de lei para desafetamos aquela quadra. Já temos um projeto pronto e devemos apresentar para a população nos próximos dias”, revelou o prefeito Dr. Furlan.
A poucos quilômetros dali, no Bairro Perpétuo Socorro, a lixeira viciada atrás dos Centros de Referência de Assistência Social Cras e Centro Pop também receberá intervenções.
“Para a área atrás do Cras precisamos de um recurso muito maior, tem a área que pegou fogo no incêndio e um alagado, por isso estamos na fase de projetos. A princípio, vamos fazer um campo de futebol, que a população pediu”, concluiu o prefeito.