Medicamento que simplifica tratamento do HIV está disponível no Amapá

Tratamento inédito, remédio foi distribuído pela SVS para o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Unifap. Foto: Divulgação/Fiocruz
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Já está disponível nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) no Amapá o medicamento do Sistema Único de Saúde que reduz para um único comprimido por dia o tratamento contra o vírus HIV. O Governo do Estado recebeu 11.010 comprimidos da dose fixa combinada dos antirretrovirais Dolutegravir 50mg e Lamivudina 300mg.

O tratamento inédito, é considerado um avanço para o Sistema Único de Saúde (SUS) e é feito em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). A distribuição do remédio foi feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona na Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá. 

SAE é um dos pontos onde paciente com HIV podem acessar medicamento. Foto; arquivo SN

A dose é ofertada como opção terapêutica eficaz, segura e coformulada, por apresentar menor toxicidade, comodidade posológica e manter a supressão viral duradoura, da mesma forma dos medicamentos antirretrovirais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A medida busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

A terapia de dois comprimidos para um será feita de forma gradual e contínua para pacientes com idade igual ou acima de 50 anos, adesão regular, carga viral menor que 50 cópias/ml no último exame e que iniciou a terapia dupla (dois comprimidos) até o dia 30 de novembro de 2023.

Em 2024, o Amapá registrou somente um caso registrado de HIV, segundo o sistema Nacional de Informações (Sinan) do Ministério da Saúde. Em 2022 foram registrados 351 casos de HIV no Amapá. Em 2023, os números caíram para 170.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!