Paciente renal crônica e diabética, mulher precisa de alimentos e colchões

Longe de casa e com dificuldades financeiras, família vive uma situação dramática.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

Distante da terra natal e do lar, a família de Jucleide da Rocha Lima, de 40 anos, atravessa a fase mais difícil da sua vida. Esposa, marido e filho estão em Macapá em busca de tratamento para ela, que apresenta um quadro complicado de doença renal crônica e diabetes.

Ribeirinhos, eles tiveram que deixar a sua palafita na localidade de Igarapé da Ponta, no município de Breves (PA), há seis meses, e vir a capital amapaense para salvar a vida da mulher, que está extremamente debilitada e carece de necessidades básicas, como alimentação, remédios e até mesmo um local minimamente digno para uma pessoa doente dormir.

Por ter deixado o lar para trás, a família hoje mora na casa de um amigo, no Bairro Ilha Mirim, na zona norte de Macapá, que num gesto de caridade, cedeu o espaço para acolher Jucicleide, Paulo Miranda e o jovem João Vitor, de 15 anos.

Paulo Miranda e o jovem João Vitor também passam dificuldades junto com Jucicleide. Fotos: Carolina Machado

Na geladeira só há uma garrafa de óleo, bolacha, farinha de tapioca

Em Igarapé da Ponta, o marido era seringueiro e também trabalhava com serviços de capina e limpeza. Jucicleide cuidava da casa. O jovem João Vitor ajudava o pai a conseguir renda nas atividades externas e também a mãe com os afazeres domésticos.

Em Macapá, no entanto, como não conhecem quase ninguém, não têm conseguido arrecadar nenhum valor, por isso a situação da família começou a ficar dramática. Na geladeira, por exemplo, só há uma garrafa de óleo, bolacha, farinha de tapioca e açúcar.

Também não quase nenhum móvel na casa. Por isso, o casal e o filho dormem cada um em uma rede, na cozinha do imóvel, que é de madeira e está em condições precárias: fios elétricos expostos nas paredes e pendurados pelo teto, madeiras estragadas e precisando serem trocadas, além de reparos no telhado.

Junior conhece Paulo de Igarapé da Ponta e cedeu local para a família ficar em Macapá

Casa onde família está precisa de reparos

“Eles estão precisando de muita coisa. Infelizmente, não temos uma cama digna para oferecer a eles e falta muita coisa. Falta cama, roupas, alimentos, cadeira de banho, medicamentos para tratar a escara [ferida] que ela teve por ter passado muito tempo deitada. Enfim, falta muita coisa. O que a gente pode fazer, a gente faz mesmo. Mas sabemos que eles precisam muito mais”, descreveu o amigo da família, Junior Miranda, que também não possui um emprego fixo.

Dona Jucleide está bastante debilitada. Fraca, e com sintomas depressivos, ela só levanta da rede para ir ao banheiro. Durante a reportagem, ele estava se sentindo muito mal e não conseguiu dar entrevista. Enquanto o pai e o amigo da família davam as informações, João Vitor – que apresenta um semblante triste e pouco fala – ficou o tempo todo ao lado mãe, balançando a rede dele para aliviar um pouco do calor, que mesmo com o tempo nublado se estabelece no local.

Fraca, e com sintomas depressivos, ela só levanta da rede para ir ao banheiro

João Vitor passa maior parte do tempo ao lado da rede da mãe

“Me dá uma tristeza muito grande de ver ela assim. Antes da doença, ela era muito ativa e agora ela está nesse sofrimento”, relatou o marido Paulo Oliveira, que confessou se sentir impotente diante da situação, porque também está desempregado.

Quem quiser ajudar a família com alimentos, colchões, roupas e outras doações, pode entrar em contato com Junior Miranda pelo número (96) 9 9150-1391. Quem desejar fazer doações em dinheiro, o pix é 046.998.772-30, em nome de Junior Leite Miranda.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!