Por LEONARDO MELO
Policiais penais do Amapá descobriram um acesso para um imenso túnel dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen), na noite desta quarta-feira (6). A saída permitiria uma fuga em massa para detentos de uma facção criminosa.
Segundo as primeiras informações apuradas pelo Portal SN, o acesso para o túnel foi construído dentro de uma cela do Pavilhão P1, onde ficam presos provisórios.
Ao que tudo indica, o túnel não é novo. Ao longo dos anos, vários foram cavados por detentos para fugas em massa, e eles continuam existindo, principalmente nos pavilhões mais antigos, como o P1, P2 e F2.
“Quando eram descobertos a administração lacrava o acesso com concreto. Eles (detentos) tinham parado com isso, e agora parece que estão retomando. Agora entraram alguns presos que já tinham passagens anteriores e conhecem bem o Iapen. Eles sabem onde os túneis estão”, revela um policial penal veterano consultado pelo Portal SN.
Pode ter sido o caso desse túnel. O setor de inteligência da Polícia Penal descobriu um plano de fuga que mencionava a escavação no P1, a 4 metros metros da muralha.
A tentativa de escapar teria sido planejada por uma facção criminosa do Amapá, mas isso ainda não foi confirmado pela direção do Iapen, que ficou de se pronunciar sobre o assunto numa coletiva de imprensa marcada para a manhã desta quinta-feira (6).
Policiais penais lembraram ao Portal SN que há alguns anos havia o planejamento de cercar o Iapen com uma muralha de invertida para baixo, o que dificultaria fugas por túneis.
Contudo, essas obras nunca foram realizadas.