Ex-promotor da Eclésia que disputou eleições consegue aprovar contas ‘com ressalvas’

TRE aceitou recurso, deu novo prazo, e ontem aprovou prestação de contas de Afonso Guimarães, que tinha sido condenado a devolver R$ 390 mil
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aprovou a prestação de contas do ex-promotor de justiça Afonso Guimarães, que tinha sido rejeitada no ano passado em razão de uma série de irregularidades. Ele chegou a ser condenado a devolver R$ 390 mil ao fundo eleitoral, mas conseguiu um novo prazo para apresentar as correções.

O ex-promotor, que atualmente mora em outro estado, ajuizou recurso demonstrando que não teve oportunidade de se defender no processo para apresentar as correções pertinentes na prestação de contas.

Durante a análise em agosto de 2023, o tribunal entendeu que faltavam notas fiscais, comprovação de gastos e comprovantes de devolução de sobras da campanha.

Em manifestação enviada ao Portal SN nesta quinta-feira (21), Afonso Guimarães reforçou o que já havia dito no ano passado sobre não ter sido intimado pela justiça a apresentar as correções. Guimarães disse que não estava em sua casa de Macapá quando o oficial de justiça tentou intimá-lo a apresentar as alterações.

“Em vez de me notificar por e-mail ou WhatsApp, que nunca mudaram, me citaram por edital no Diário Oficial e não fiquei sabendo para apresentar as correções”, explicou ele ao Portal SN.

Ontem (20), depois de acatar recurso e abrir novo prazo, o tribunal analisou as retificações e aprovou por unanimidade a prestação de contas da campanha de Afonso Guimarães, “com ressalvas”.

Com a decisão, o ex-promotor elimina a possibilidade de ficar inelegível para um próximo pleito. Em 2022, ele teve pouco mais de 1,4 mil votos para deputado federal pelo PTB.  

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!