Filiação no MDB aproxima Furlan do governo Lula e amplia aliança

Prefeito de Macapá assinará ficha nesta terça, 5
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O prefeito de Macapá, Dr Furlan (Podemos), assina nesta terça-feira (5) ficha de filiação no MDB, partido que está na base de apoio do governo Lula (PT). Além da aproximação do governo federal (Podemos é direita), a transferência também é reflexo de uma tendência para 2026, quando a expectativa é de que apenas oito partidos disputem as eleições após um amplo processo de fusões.

São vários os motivos para a mudança. Furlan já vinha sendo cortejado pelo MDB, presidido no Amapá pelo deputado federal Acácio Favacho, desde o ano passado. Apesar dos problemas com o Podemos na justiça eleitoral, a legenda tem dito que está apta a disputar prefeituras em vários municípios do Amapá, incluindo Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Porto Grande e Tartarugalzinho, entre outros.

Pesou na decisão de Furlan o processo disruptivo das fusões partidárias, o que já aconteceu com o PTB, Pros, Democratas e outras legendas, e de federações partidárias como a que une o PT, PCdoB e PV. A expectativa é de que haja uma fusão entre o MDB e o Podemos, cenário que ainda está sendo discutido pelos caciques das duas legendas.

A ida de Furlan pavimenta uma aproximação com o governo Lula com aval do presidente do MDB, Baleia Rossi, e da família Barbalho, leia-se Helder (governador do Pará) e Jader Filho (ministro das Cidades). Helder, aliás, ficou de participar da solenidade de filiação do prefeito de Macapá, marcada para hoje, às 18h.

Campanha do MDB nas redes sociais já inclui o prefeito de Macapá

O governador do Pará avalia como positiva a chegada de um dos prefeitos mais bem avaliados do país. Um movimento dentro do MDB lançou uma campanha publicitária nas redes sociais batizada de “os maiores do Norte”, usando a imagem de Furlan, Helder Barbalho, da prefeita de Marituba (PA) Patrícia Mendes, e Arthur Henrique, governador de Roraima.

Outro fator é ampliação partidária, já que o MDB passará a encabeçar oficialmente a chapa de reeleição, com apoio do PSD (Lucas Barreto), PSB (família Capiberibe) e PRB (Kassyo Ramos), além do próprio Podemos. Isso permitirá o maior número de nominatas para vereadores e chapas que concorrerão nos municípios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!