Da REDAÇÃO
Mais de 50 mil pneus usados em borracharias de Macapá foram recolhidos por equipes da prefeitura nos últimos seis meses numa ação encabeçada pela Secretaria de Zeladoria Urbana. O objetivo é evitar descartes indevidos, especialmente em canais, além de combater a reprodução de mosquitos.
Nos últimos dias, os pneus passaram a ser levados para uma carreta de armazenagem estacionada na Avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba, de onde seguirão para reciclagem em outros estados.
No início da semana, foram reunidos mais 10 mil pneus coletados, que também podem ser transformados em matéria-prima para a produção de asfalto.
Moradores também podem aderir ao trabalho, como fez o agricultor Arilton Cambraia, que costuma usar pneus como cercas. Ele contribuiu com restos dos pneus inservíveis.
“Eu pagava contêineres para levar até a lixeira pública, o que era caro, quando soube da campanha, não pensei duas vezes. É uma forma simples de fazer a minha parte pelo meio ambiente e pela saúde de todos e ainda economizar dinheiro”, detalhou.
“É mais do que uma questão de limpeza urbana, é uma questão de saúde pública. Cada pneu recolhido é um potencial criadouro de mosquitos que eliminamos. No período do inverno amazônico, os riscos do descarte irregular desse tipo de resíduo aumentam ainda mais, por isso a importância de quem trabalha no ramo nos ajudar, unindo esforços para manter nossa cidade limpa e livre da dengue”, ressaltou o secretário Municipal da Zeladoria Urbana, Helson Freitas.