Por IAGO FONSECA
Moradores próximos do Bairro Cidade Nova, na zona leste de Macapá, podem buscar atendimento jurídico, registrar reclamações e denúncias durante ação itinerante do Procon. O atendimento é realizado nesta quinta (14) e na sexta-feira, no Centro Comunitário Divina Misericórdia, no coração do bairro.
O foco é resolver casos de superendividamento, em alusão ao Dia do Consumidor (15), e também permite aos consumidores solucionarem questões sobre água, luz e outras cobranças como faturas de telefone e Internet.
Morador do Perpétuo Socorro há 28 anos, o aposentado e vice-presidente da associação de moradores Benedito Costa, de 84 anos, conta que os mais beneficiados com o atendimento itinerante são as famílias carentes, que têm dificuldades para ir até o centro ou desconhecem seus direitos.
“Aqui é uma área de baixada, isso vem para atender o nosso povo sofrido que não tem condições, resolver nossos problemas. Então hoje e amanhã é o momento para resolver talão de água, verificar erros e acertos”, comenta Benedito.
A atividade faz parte da programação da Semana do Consumidor executada pelo Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon, e promovida pelo Governo do Amapá. Durante os dois dias, quem buscar atendimento também terá acesso à informações sobre direitos é como agir para resolução de conflitos.
De acordo com Ronan Silva, assessor jurídico do instituto, as ações iniciaram na semana passada com palestras em escolas e faculdades sobre a Lei do Superendividamento. Agora, o órgão disponibiliza o atendimento especial para soluções de problemas.
“O Procon intermedia a relação de consumo. Em Macapá temos muitos consumidores em bairros considerados pobres, onde as pessoas muitas vezes não conseguem se deslocar até o centro, então levamos o Procon até elas, assim como fazemos com municípios do interior”, concluiu o assessor.
Após a programação, os consumidores podem procurar atendimento diretamente na sede do Procon, na Avenida Henrique Galucio, 1155, no Centro de Macapá.