“Tinha que voltar pra casa”, diz jovem de escola que tem absorventes em banheiros

Estabelecimentos de ensino da rede estadual do Amapá agora têm disponibilizado kits de higiene e absorventes íntimos
Compartilhamentos

Por IAGO FONSECA

Escolas da rede estadual de ensino têm disponibilizado kits de higiene e absorventes íntimos para estudantes dos níveis fundamental e médio no Amapá. A iniciativa busca fortalecer a dignidade menstrual e bem-estar de meninas e mulheres que passam por situações de vulnerabilidade.

A ação, que para muitos pode ser vista como desnecessária, tem sido o apoio social para alunas que necessitam do kit em um momento de emergência. Nos banheiros, ficam a disposição das alunas os absorventes, creme dental, shampoo e sabonetes.

A estudante Juliana Fonseca, de 18 anos, passou por situações de constrangimento no passado, quando cursava no 6° ano do fundamental. Agora no 3° ano do ensino médio, ela comemora que outras alunas não precisam passar experiência de interromper os estudos por essa necessidade.

Kits de higiene estão disponíveis nas escolas da rede estadual. Foto: Ascom/GEA

Juliana passou por situações de constrangimento no passado. Fotos: Iago Fonseca

“Já aconteceu problemas comigo e com algumas colegas. Uma vez menstruei dentro da sala de aula e não tinha absorvente, tive que pegar uma autorização na coordenação para ir para casa, não tinha esse apoio. É um tabu para as pessoas, mas eu vejo como uma boa [solução], temos muitas meninas na escola e às vezes a gente precisa”, ressalta a estudante.

Com recursos federais, mais de 380 escolas que aderiram ao programa Escola Melhor recebem mensalmente R$ 200 mil para manutenção das unidades e desenvolvimento de ações pedagógicas, com prestação de contas. De acordo com a secretaria de educação do Amapá, a compra dos kits é feita diretamente pelas escolas, conforme a demanda.

Diretora da escola estadual Mário Quirino, Gizele de Nazaré

Gizele de Nazaré, diretora da escola estadual Mário Quirino, no Bairro Buritizal, zona sul de Macapá, revela que a unidade de ensino recebe o incentivo federal desde 2021. Com 2 mil alunos, os kits são renovados diariamente.

“Tivemos a preocupação com as alunas que vinham para a escola e que não tinham condições, aí conseguimos parceiros para dentro da escola, o apoio da comunidade para nos ajudar, e tivemos até um campeonato de alunas contra outras alunas para ganhar o kit de dignidade menstrual. A partir daí, nós começamos a engajar na campanha para obter os recursos federais e manter o projeto”, reforçou a diretora.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!