Da REDAÇÃO
Policiais federais fecharam dois garimpos clandestinos próximos de terras indígenas Waiãpi, numa ação integrada com outras forças de segurança nesta quinta-feira (4), em Pedra Branca do Amapari, município a 180 km de Macapá. Foi durante a Operação Águas de Prata III.
De acordo com a PF, a atividade ocorria há alguns meses e desmatou uma área de 680 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 83 campos de futebol.
“Além das áreas diretamente desmatadas, os danos ambientais causados pelos garimpeiros impactam a cadeia ambiental em até 300 km do curso dos rios da região, com danos que podem ser considerados irreversíveis”, informou a PF em comunicado à imprensa.
Quatro escavadeiras hidráulicas e cinco motores-bombas foram destruídos com ajuda de explosivos, além de outros maquinários utilizados pelos garimpeiros. O prejuízo estimado é de R$ 3 milhões aos donos dos equipamentos, que agora responderão pelos crimes usurpação de bem da União, poluição e desmatamento, que podem resultar em condenação à prisão e multa.
Cerca de 30 policiais federais participaram da ação com apoio da Polícia Civil, GTA e Ibama.