PF fecha 2 garimpos e destrói equipamentos avaliados em R$ 3 milhões

Momento em que escavadeira é destruída com explosivos
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Policiais federais fecharam dois garimpos clandestinos próximos de terras indígenas Waiãpi, numa ação integrada com outras forças de segurança nesta quinta-feira (4), em Pedra Branca do Amapari, município a 180 km de Macapá. Foi durante a Operação Águas de Prata III.

De acordo com a PF, a atividade ocorria há alguns meses e desmatou uma área de 680 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 83 campos de futebol.

“Além das áreas diretamente desmatadas, os danos ambientais causados pelos garimpeiros impactam a cadeia ambiental em até 300 km do curso dos rios da região, com danos que podem ser considerados irreversíveis”, informou a PF em comunicado à imprensa.

Ação integrada reuniu várias forças de segurança e fiscalização

Quatro escavadeiras hidráulicas e cinco motores-bombas foram destruídos com ajuda de explosivos, além de outros maquinários utilizados pelos garimpeiros. O prejuízo estimado é de R$ 3 milhões aos donos dos equipamentos, que agora responderão pelos crimes usurpação de bem da União, poluição e desmatamento, que podem resultar em condenação à prisão e multa. 

Cerca de 30 policiais federais participaram da ação com apoio da Polícia Civil, GTA e Ibama.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!