Restos da 2ª Guerra Mundial são ‘produtos turísticos’ esquecidos há 80 anos no AP

Veículos, geradores de energia, tratores e outros restos das forças americanas estão abandonados há mais de
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Quem visita pela primeira vez o município a Amapá, a 310 km de Macapá, logo ouve falar que a cidade sediou uma base militar norte-americana durante a 2ª Guerra Mundial. Mas, ao chegar no local (que oficialmente é um museu a céu aberto do estado), a curiosidade e o fascínio se transformam em decepção.

Em 1º de setembro de 1945, quando terminou o conflito, a Base Aérea de Amapá começou a ser desativada, depois de quatro anos dando suporte aos dirigíveis americanos que vigiavam este trecho da Amazônia, de olho na fronteira natural com a Europa (Guiana Francesa). É importante lembrar que a França estava ocupada pelos nazistas.

Moradores mais antigos de Amapá têm lembranças da imensa fila de veículos militares abandonados na pequena estrada de acesso, logo após a partida dos americanos. Com o passar dos anos, foram depenados com as peças sendo comercializadas em Macapá.

Outros veículos acabaram sendo levados pelos próprios moradores de volta para o terreno da antiga base, e foram esquecidos por lá junto com tratores, geradores de energia e outros caminhões. Ainda é possível ver, no meio do matagal, um dos pontos onde os dirigíveis atracavam.

A pista de pouso que recebia aviões de reconhecimento e bombardeios continua intacta.  

Geradores de energia…

…e um dos pontos de atracação dos dirigíveis ainda podem ser restaurados para durarem décadas

…O que restou de um caminhão é protegido apenas pela sombra de uma árvore

Pista de pouso construída pelos americanos

Objetos menores deixados pelos militares, como capacetes, máquinas de escrever, cantis e até binóculos foram parar nas mãos de colecionadores, conforme o Portal SN já mostrou.

Essa riqueza histórica, que ainda tem todos os ingredientes para ser um grande produto turístico e um atrativo para o município de Amapá, continua esquecida, debaixo de sol e chuva. 

Na Base Aérea de Amapá, o esquecimento e a resistência do metal são testados em alto nível. No próximo dia 1º de setembro, o fim da 2ª Guerra Mundial completará 80 anos.

Museu do Estado está sempre com as postas fechadas. Dentro, há fotografias numa pequena exposição

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!